“A colheita passou, o verão acabou, e ainda não estamos salvos” (Jeremias 8.20).
A interpretação desse texto é a seguinte: “Tivemos oportunidade dada por Deus, mas ela passou, pois não aproveitamos e não fomos salvos do tormento eterno”.
Se a vida humana e terrena está cheia de oportunidades e quando elas não são aproveitadas, agarradas e utilizadas, dificilmente nós teremos uma outra, não é diferente quando a gente lida e se relaciona com Deus o Criador.
Deus nos dar oportunidade de conhecer a Ele, de desfrutar de Sua graça, de receber o perdão das nossas dívidas e pecados e nos preparar para a eternidade. Ele constrói todos os caminhos a fim de que nós venhamos a colher o bem maior que é a salvação da alma. Ele permite que antes que acabe o verão da nossa vida, colhamos ou seguemos os frutos da vida eterna.
No entanto, são muitos que estão deixando terminar o verão da vida, estão cegamente olhando para o mundo pecaminoso de prazer, enquanto a vida vai indo para a eternidade e ele vai tardiamente dizer: “ainda não estou salvo”. Foi isso que expressou o rico quando caiu no inferno: “Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama” (Lucas 16.24).
O rico podia dizer as mesmas palavras utilizadas pelo Profeta Jeremias: “Tive oportunidade de ser salvo, de ser perdoado, de ter sido encontrado por Deus, de viver salvo na terra, mas deixei-a passar e por isso não estou salvo e nunca mais serei”.
Ei, você que vive a vida descuidadamente ou de forma arrogante! Tens oportunidade de preparar a tua alma para entrar na eternidade, de poder viver com Deus, de poder ser um salvo. Ele diz para você por sua Palavra: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos essa tão grande salvação?” (Hebreus 2.3). Se você jogar fora esse único meio de salvar a sua alma do castigo eterno, como irás encontrar com o Criador, como pararás diante Dele no Julgamento Final?
Como você tem sido diligente, cuidadoso e pronto para estudar, correr atrás de oportunidade, de trabalho, de crescimento, de sucesso ou de coisas para sua vida pessoal. Você tem empreendido todos os esforços para ser o melhor e ter sempre mais, aproveitando tudo o que lhe chega à mão. Mas em relação a Deus, como você trata as coisas espirituais, o que você faz quando essas oportunidades chegam até você? Deus tem manda essa simples mensagem para chamar sua atenção, para te fazer acordar desse sono de morte, para te trazer à reflexão a respeito Dele. O que você vai fazer com essa mensagem? Ler, pensar e voltar-se para Ele, ou simplesmente ignorar jogando-a fora?
Se você jogar fora a oportunidade dada por Deus para te salvar, se você desprezar essa salvação, se lançar fora com desdém essa única âncora de socorro, você ao final vai confessar e gritar por toda a eternidade, sem parar, sem ser ouvido, sem haver socorro, sem haver mais salvação: “Minha vida passou, minha oportunidade terminou e eu não fui salvo e nunca mais serei”.
Não deixe o verão da tua vida terminar, permita que o Sol da Justiça, Jesus Cristo, entre na tua vida e te faça uma pessoa salva.
Pense nisso!
Comentários