A MOSCA NO PERFUME

José Vaneir Soares Vieira

“Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra” (Eclesiastes 10.1)

O texto de Eclesiastes fala do perfume – uma arte antiga em Israel: a do perfumista. (É claro que a arte moderna de fazer perfume é diferente).

Esse perfumista está lá, com um recipiente grande produzindo o seu perfume. De repente cai uma mosca, uma pequena mosca na sua bacia, na panela de perfume. Mas ele não viu (o perfume precisa ficar um certo tempo para curtir/apurar). O homem descuidou e a mosca caiu, apodreceu – a pequena mosca estragou toda a panela de perfume!

Interessante a Bíblia ter registrado isto: uma coisa tão pequena cai em algo grande, maior, e acaba todo o bom cheiro (na realidade, a decomposição da mosca, faz com que o perfume perca efeito).

Interessante isto! Observe o que está por trás do texto: O pequeno, estraga o grande. O menor, acaba com o maior. O desagradável extingue o agradável. É o problema da mosca no perfume.

Pensando nisso...
Quantas famílias são seriamente prejudicadas por uma pequenina mosca que tem caído no recipiente de seu perfume, anulando o efeito.

Quantas vidas também estão arruinadas, porque uma pequena mosca pousou sobre seu jarro de perfume e acabou com ele para sempre.

Tiramos algumas lições desse texto:

Tome cuidado com o poder das pequenas coisas que não prestam.

Quem é que dá atenção a uma mosca morta? (um animal morto: cavalo, cachorro, ainda chama a atenção, mas uma mosca morta – quem atenta para uma mosca morta? Para nada presta. É pequena e imprestável! Só que esta pequena mosca, dentro do vasilhame de perfume, estragou tudo.

As pequenas coisas, esta é a lição, causam grandes efeitos.

É isso que Eclesiastes 10.1 diz logo à frente: “também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra”. A pessoa tem uma vida inteira de honra e de dignidade (tem um balde de dignidade), mas uma mosca, uma pequena mosca de insensatez, arruína toda sua honra e toda a sua dignidade.

A palavra traduzida por “insensatez” ou “estultícia”, é um termo hebraico que significa tolice.

A pessoa tem uma vida toda pautada por honra e dignidade, mas por vezes, cinco minutos de tolice, só cinco minutos de tolice, são suficientes para arruinar a sua vida para sempre.

Isso é verdadeiro:
Podemos educar um filho por vinte anos, e cinco minutos de conversa com um traficante num banheiro da escola, porão abaixo os vinte anos de educação.

Eduque uma moça dezoito anos, e cinco minutos de conversa com um sujeito malandro, boa pinta, poderão jogar os dezoito anos fora.

Como é que um pouquinho, uma mosquinha só de tolice, de insensatez, pode arruinar uma vida inteira de dignidade? Vejamos duas coisas:

Primeira:
Há uma passagem na Bíblia (2 Livro de Reis 20.12) que fala na vida do rei Ezequias, que reinava na nação de Judá. Ele recebe um rei inimigo, (hospeda o inimigo, põe o inimigo dentro da sua casa) e lhe mostra tudo que tem, por pura vaidade. Não sabia que estava cavando sua própria ruína.

O negócio dele era vaidade, ostentação: “A Babilônia é rica? Eu também sou rico, eu também tenho coisas para mostrar”. E não atinou que ele estava simplesmente despertando a cobiça dos seus adversários.

Que tolice! Um homem sábio, justo, temente a Deus, mas, tolo. Um momento só de tolice estragou toda a sua vida! Anos depois esse rei da Babilônia invadiu Judá e lhe tomou tudo.

Olha, para nós fica uma advertência muito grande, que eu gostaria que vocês guardassem no coração: Por vezes, nós arruinamos a nossa vida por uma ninharia.

Quanto casamento não foi destruído por cinco minutos de prazer? Adultério, falta de conciliação e conversa, orgulho, mágoa...

Quantos jovens não se arrependeram para o resto da suas vidas por cinco minutos de insensatez, de tolice, de uma coisa tola que arruinou muita coisa?

Quanto perfume jogado fora, por causa de uma pequena mosca?

Cuidado com as pequenas coisas.

Segunda:
Corte a influência do que não presta sobre o que presta.
Não é a mosca que fica perfumada – é o perfume que fica podre, é o perfume que apodrece. É o pequeno que estraga o grande.

Não se tira de lá uma mosca cheirosa que pode até servir de broche ou pendurar num colar a fim de dizer: “Vejam que objeto maravilhoso e que perfume extraordinário tem”! Não!

O perfume ficou invalidado. A mosca apodreceu e com ela o perfume.

Amigo: O poder do mal é terrível!

Já notou que nós não pegamos saúde de ninguém? Fique do lado de um sarado (desses malhadores de academia), você não vai pegar a saúde dele... Mas fique do lado de uma pessoa que está fungando o nariz e espirrando o tempo todo... Você ficará gripado. Saúde nós não pegamos dos outros, mas imediatamente pegamos doença dos outros. É incrível a capacidade do mal.

Esta é a influência do que não presta sobre o que presta.
Desta influência precisamos aprender: Fugir do mal, fugir do erro, fugir do pecado.

“Ah! Eu sei os meus limites. Eu sei até onde eu posso ir”. Todas as pessoas que um dia caíram em desgraça sabiam os limites das suas forças, sabiam até onde podiam ir, sabiam o que podiam fazer e o que não podiam, e depois não conseguiram voltar atrás (pergunte aos viciados em drogas, álcool, jogos etc. e eles vão dizer a mesma coisa).

Muitos de nós também brincamos com situações irregulares em nossa vida: Preste atenção a isto, se você é um moço, adolescente, ou mesmo uma pessoa já madura, escute:
Fazemos concessões em relacionamentos, em práticas, em atitudes e na área moral, brincamos com coisas que sabemos são danosas à nossa vida e julgamos que a qualquer momento podemos nos livrar daquilo, e um dia, surpresos, descobrimos que a coisa lá não tem mais a espessura de um dedo e que não podemos mais esmagar em nossas mãos aquilo que nos dominou. Nenhum de nós é tão forte como pensa. Por isso: Cuidado com as pequenas coisas que estragam a vida! ...uma mosca morta estraga o ungüento do perfumista.

Conclusão

Tomemos cuidado com as pequenas moscas mortas na nossa vida, porque uma mosca no perfume acaba com todo o bom cheiro.

Mas lembre-se que em Deus há poder para ajudar você a se livrar do mal que lhe aprisiona e vicia.

Comentários