Jacques Delors, um europeu autor e organizador do relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre a educação para o século XXI, apresenta uma proposta de reflexão para a formação de professor. Os quatro pilares da educação defendidos por Delors, ele afirma que o nosso século exige do sujeito não apenas o acesso a informação, a aquisição da mesma, mas uma análise e interpretação dos fatos que acontecem. A competência exigida do sujeito neste século exige da educação uma estratégia de interpretação do mapa complexo que é a sociedade e a bússola para as pessoas navegaram neste novo mundo.
Segundo o autor para a educação conseguir responder as necessidades dessa sociedade exigente ela precisa passar por quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, assim a educação poderá enfrentar os desafios desse século.
a) Aprender a Conhecer
O essencial não é o acúmulo de conhecimento ou uma pasta cheia de livros, mas antes de tudo, é necessário que o sujeito compreenda o mundo que o rodeia de maneira a favorecer uma vivência com dignidade, esse conhecimento deve gerar prazer de compreender, conhecer, de descobrir. O processo de aprendizagem nunca cessa. “Aprender para conhecer, supõe acima de tudo, aprender a aprender”, afirma Delors.
b) Aprender a fazer
Como ensinar o aluno a colocar em prática aquilo que ele aprendeu na escola? Como a teoria pode ser experimentada na prática por esse aluno? A criança mora no campo, tem aula numa escola rural e o conhecimento que lhe é apresentado não oferece nenhuma modificação no meio em que ele vive. Contemplar a realidade e aplicar nessa realidade o conhecimento adquirido na escola.
c) Aprender a viver juntos
Eis o desafio. A história da humanidade é rodeada de conflitos. A destruição da natureza é um ato de violência também, por isso a educação não pode mudar essa situação, mas evitar os conflitos ou resolvê-los de maneira pacífica. O clima de concorrência visualizado na sociedade de hoje tende a dar espaço ao espírito de competição, gerando rivalidades exacerbadas. A sala de aula é um espaço onde a diferença de gênero, de classe social, de religião se encontra, sendo assim, essa diferença precisa encontrar um ambiente igualitário que promova a igualdade e não a competição. A escola deve promover a descoberta do outro e promover projetos onde todos possam participar por igual, sem competição e promovendo a integração entre todos.
d) Aprender a ser
Será que a revolução da tecnologia causará a desumanização das pessoas? A escola entra com um papel muito importante nessa área, ensinar a criança a aprender ser humano e para isso o professor precisará “oportunizar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação de que necessitam as crianças para desenvolver seus talentos e permanecerem ... donos do seu destino”, acentua Delor. A sociedade está em constante mudança sujeita a inovação tanto social quanto econômica, sendo assim a criatividade e a imaginação deve ser mais valorizada no sujeito porque é a ferramenta para a liberdade humana, é preciso oferecer as crianças oportunidade em que elas possam experimentar as artes, a cultura, os esportes. Tanto a arte quanto a poesia deveriam ocupar um lugar mais importante no desenvolvimento humano dentro da escola, pois não nascemos humanos, mas construímos nossa humanidade através das experiências que vivemos.
Comentários