AMO TU... TCHAU TIO!

José Malta Fontes Neto

Manhã nublada em Santana do Ipanema. Terça-feira, 18 de maio de 2010. Programada mais uma etapa do projeto Leitura no Sertão que está sendo desenvolvido pelo SWA Instituto e Portal Maltanet, com apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema através da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos beneficiados foram os da Escola Municipal de Educação Básica Maria José de Carvalho da comunidade Lagoa do Junco.

Cheguei as 7h30min e fui recebido pela professora Edilene que com sua alegria me mostrou as instalações da Escola que passa por uma reforma básica para que investimentos do MEC sejam recebidos em breve, como um laboratório de informática e uma biblioteca.

Os alunos selecionados fizeram um pequeno lanche e com as pequenas carteiras nas mãos subiram um pequeno serrote em busca do Umbuzeiro escolhido para a aplicação do projeto. Infelizmente ao chegarmos lá não havia condições para a leitura À Sombra do Umbuzeiro, por ser uma árvore pequena e cheia de mato embaixo. Mas as criançada estava lá e não podia desapontá-los. Improvisamos uma roda de leitura no meio da estrada com uma bela paisagem de fundo: O Campus II da Uneal, uma parte de Santana do Ipanema, o Santuário de Guadalupe e a belíssima serra da micro-ondas. Assim sendo cumprimos a missão e lemos a vontade, foram boas gargalhadas, principalmente com as rapidinhas que estão no livro À Sombra do Umbuzeiro que foi doado para os alunos.

Terminada a ação voltamos por outro caminho e uma aluna chamou minha atenção, bem maquiada e de bolsa de lado disse: “Tio o senhor passa pela minha casa?”, eu disse: “Claro que passo” e seguimos na estrada. Ao chegarmos em frente a casa da aluna ela fez questão que eu olhasse a sua residência que era humilde, mas o local onde para ela é especial.. Continuamos a viagem e passamos por um grupo de pessoas tomando a tradicional Pitu e um rapaz olhou para Vera Alécio, diretora da escola e disse: “Professora tô na mesma vida!” Vera deu um sorriso e falou algo que não pude compreender.

Na escola pude me deliciar com a merenda escolar: arroz com sardinha, e mais ainda enfrentei a fila e notei a felicidade de se misturar aos alunos e receber deles a energia da espera, do que para alguns o melhor momento.

Jogamos conversa fora Eu, Edilene, Vera e Mário Lucas e ao sair veio um grande presente. Uma garotinha, que devido a sua grande ação nem o nome dela eu perguntei, mas prometo que vou amanhã a escola para saber desse grande detalhe. Me abraçou e disse Amo Tu tio... Tchau. A minha emoção foi tamanha, pois o afeto dessa aluna que não me conhece, mostrou que a gratidão está no coração dos homens. Perguntei a ela se já tinha lhe presenteado com o livro e ale disse que sim. E com as lágrimas nos olhos sai da escola, com a certeza que estamos plantando uma grande semente que sairá para o mundo. Um dia espero encontrar esses pequeninos atuando nas mais diversas áreas e com o livro À Sombra do Umbuzeiro como recordação.

Paz no coração de todos e Obrigado Senhor Deus por viver esses momentos tão especiais.

Comentários