ALBERTO NEPOMUCENO AGRA, SABEDORIAS, FRASES, PROVÉRBIOS...

José de Melo Carvalho

ALBERTO NEPOMUCENO, SABEDORIAS, FRASES, PROVERBIOS...
José de Melo Carvalho
Membro da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.
Acadêmico Correspondente da Academia Maceioense de Letras.

Sabemos dos grandes pensadores do passado e suas sabedorias. Veja só: “Que a morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais”, Epicuro de Samos, filósofo grego do período helenístico ¬- característica da ascensão da ciência e do conhecimento da cultura. Lucrécio foi o seu maior divulgador em Roma, no século I
Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal. Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
Não te interesses sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade dos vossos amigos. Sêneca, escritor. Lúcio Aneu Séneca ou Sêneca foi um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano.

O nosso grande e eterno professor Alberto Nepomuceno, carinhosamente por nós, tratado por “Seu Alberto”, tinha por hábito guardar e difundir obras de grandes dos anais da história. Tínhamos por obrigação fazer visita à sua farmácia, seu estabelecimento comercial, quando em visita a Santana do Ipanema, nossa querida terrinha. Aquele papo rápido de boas vindas e algumas informações mais novas. Falávamos rápido porque ele não dispunha de tempo. Tinha seus fregueses esperando-o para uma consulta ou orientação farmacêutica.

Muito alegre, solícito, bem educado, voz pausada, de conhecimentos profundos e impecavelmente bem vestido. Ria das minhas brincadeiras e perguntava sempre pela família e amigos. Meu Vizinho, o Sr. Paulo Lobo Assunpção, foi representante de laboratório e o conhecia fazia anos. Sempre me perguntava por ele quando do meu retorno a Maceió. “Cadê Seu Alberto, como ele vai?”

Na última visita que fizera ao seu estabelecimento, ele fez questão de me dar algumas cópias de sabedorias e provérbios, de vários autores, como São Jerônimo, Albert Einstein, Carl Rowan e outros. Entre eles, achei o que mais parecia com a figura do ilustre amigo, vejam: “Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam muito dias e são muito bons; há outros que lutam muito anos e são melhores; mas há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis”. Bertold Brecht.

Maceió, dezembro de 2014.

Comentários