Fevereiro, segundo mês do ano do calendário gregoriano. Promulgado pelo papa Gregório XIII (1502-1585) em 24 de fevereiro de 1582, em substituição ao calendário Juliano, implantado pelo imperador Júlio Cesar (100 a. C. – 44 a.C.). O calendário gregoriano, adotado por nós, longe está de ser o melhor modelo. Nele oscila os dias da semana, de um mês pra outro; a quantidade de dias por mês varia de 28 a 31; e a Páscoa pode variar de 22 de Março a 25 de Abril! Outros calendários continuam sendo utilizados mesmo nos dias atuais.
O calendário Juliano, até hoje usado pelos cristãos ortodoxos, acumula uma diferença para o calendário gregoriano de 13 dias. Sendo assim, o dia de hoje 28, de fevereiro de 2012, no calendário Juliano é dia 15 fevereiro 2012; O calendário Maia, criado pela civilização Maia, América pré-colombiana (1000 a.C.- 1495 d.C.) ainda hoje é usado por algumas comunidades Maias na Guatemala. O calendário chinês utilizado pelos povos asiáticos, em sincronia com o gregoriano, possui doze lunações, acarretando um total de 354 dias. Desde 23 de janeiro deste ano, estamos no ano 4710 do calendário chinês.
No mês de fevereiro comemora-se entre outras coisas: Dia de Iemanjá e do Fiscal da Receita Federal (02); Dia do Gráfico (07); Dia do Zelador (09); Dia do Atleta Profissional (10); Dia Mundial do Enfermo (11); Dia da Amizade e dos Namorados nos E.U.A. (14); Dia do Réporter (16); Dia do Rotaryano (23); Dia do Comediante (26) e Dia dos Idosos (27).
Dia 30 de Fevereiro!
Três países, a Suécia, a Finlândia e a União Soviética, em épocas distintas teriam acrescentado um dia a mais ao mês de fevereiro, ficando com 30 dias! Por algum período de suas histórias, estes países teriam o dia 30 de fevereiro! Fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originalmente fevereiro possuía 29 dias, porém o imperador Cesar Augusto de Roma, um de seus dias, passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias. E ficasse semelhante a julho cujo nome homenageava o imperador Júlio Cesar. Por não existir da forma comum, o 30 de fevereiro é também chamado de “Dia de São Nunca”
Quando algum evento torna-se tão raro, ou praticamente impossível de realizar-se. Façanhas tais como: Galinha criar dente; boi voar; a Inflação zerar; a Corrupção na Política acabar; o Ipanema ganhar o campeonato Alagoano! Aí, o folclore já consagrou, a gente diz mesmo é:
-Só no dia de São “Nunca” de meio-dia pra tarde!
Fabio Campos 28.02.2012 No blog fabiosoarescampos.com Breve Conto inédito: Voa! Maria.
Comentários