PROFESSOR E NAS FÉRIAS ONDE VAI?

Fábio Campos

Já publicamos aqui, várias crônicas, enaltecendo esse profissional, a nosso ver, os únicos, imitadores de Cristo aqui na terra. Os padres que nos perdoem . Mas, o professor e a professora, sem sombra de dúvida, é quem mais se aproxima do Divino Mestre. Se não vejamos:

Professores, podem optar por casar. E aí o peso da cruz torna-se mais pesado. E a sua Via-Crucis é muito mais dolorida. Padres, trabalham, só os fiéis de sua paróquia. Professor vai numa Diocese inteira pra conseguir sobreviver. Padres, não tem Diário de Classe. Padre tem uma Casa Paroquial, um carro pra se deslocar, e vários auxiliares: sacristãos, ministros, zeladores, etc. Professor mora, onde Judas perdeu as botas, e caso consiga um dia, comprar um carro, os alunos que não gostam dele ou dela, riscam a pintura, furam os pneus, etc. Padre nem precisa fazer mais uma faculdade, um mestrado, um doutorado pra ver se ganha melhor! E olhe que eu ainda nem citei o salário...

Professores, além de Ensinar, Educar, Professar conhecimentos. São, de tudo isso (aqui a baixo), um pouco: CONSELHEIRO (Aconselha pais e alunos), MÉDICO (Se algum aluno está se sentindo mal na sala, tem que providenciar algum tipo de socorro), ENFERMEIRO (Se um aluno acidentar-se, terá que prestar os primeiros socorros. Principalmente se forem às aulas extra-classe), PSICÓLOGO (Tem que entender sua turma de pupilos. E melhorar a auto-estima dos alunos depressivos ou detectar se algum deles tem deficiência mental ), PAI e MÃE (Aconselhar os “filhos” quer dizer os alunos/as), PEDAGOGO (Educa desde pequeno), ORIENTADOR (Ajuda subsidiando nas pesquisas), ADVOGADO (Aplicar a Lei em vigor na escola), GINECOLOGISTA ( Entender as garotas, conhecer um pouco sobre TPM, menstruação e DST), UROLOGISTA (Alguns alunos pedem auxílio no caso de contrair uma DST), OFTALMOLOGISTA (Detectar se algum aluno tem deficiência visual, dificuldade de enxergar o quadro e a leitura do livro), OTORRINOLARINGOLOGISTA (Pra saber se seu aluno tem dificuldade de ouvir sua voz), FONAUDIÓLOGO (Saber se algum aluno tem dificuldade de ler por problemas vocais), DETETIVE (detectar vestígios de brigas, entre grupos rivais), PERITO/A EM DROGAS (Pra detectar se algum aluno é usuário de droga), TÉCNICO/A EM INFORMÁTICA (Caso trabalhe com as novas tecnologias: Datashow, computadores,etc.) e MENTOR/A ESPIRITUAL (Ensinar princípios Cristãos aos alunos, sem necessariamente citar qualquer religião, em particular).

Que os padres, não nos leve a mal, é só uma brincadeira. Tenho profundo respeito pelo sacerdócio. Padre é vocação. Professor é profissão. Eles doam sua vida a serviço de Cristo. No meu tempo de estudante ginasial. Era comum, termos, Padres, Médicos, Médicas e Pastores, aumentando o peso de suas cruzes, exercendo também a auspiciosa função de professores.

Pra fechar nossa crônica, o professor Marcello Fausto, empresta-nos um pouco de sua irreverência. Questionado onde pretende passar as férias, no meio do ano, ele justifica-se:
-Olha Fabio. Com os vultuosos salários, que recebemos. As opções para as férias são muitas: Eu ou qualquer um de nós professores podemos passar nossas férias em:

-Paris!
-Na França professor!
-Não, Paris...pueira.
-Ou no Rio!
-Rio de Janeiro?
-Rio Largo.
-Na Barra!
-Barra de Santo Antonio?
- Não, Barra...gem.
-França.
-Na Europa!
-Não, no Serrote dos França!
-E ainda tem estas opções: Córeia e Canaã (em Maceió). Ou na Palestina...(Perto de Pão de Açúcar)!

Fabio Campos 18/05/2010 É professor em S. do Ipanema – AL.
Contato: fabiosoacam@yahoo.com

Comentários