O PAGÃO E A MARCA DE CERVEJA

Fábio Campos

O título da nossa crônica de hoje é meramente apelativo. Construído exclusivamente para instigar a curiosidade de você caro leitor e leitora. Tudo começou com uma brincadeira, nas redes sociais, amigos perguntavam aonde iriam se reunir no final de semana que se aproximava com o intuito de tomar umas cervejas. Alguém questionou quem iria pagar a conta? Outro argumentou que estava liso e, um outro apenas disse “eu sou batizado”. Agora, você me responda: Pareceu fora de contexto esta última fala? Alguém postou uma interrogação. Então intervi: Gente! Ele só está dizendo que não é “pagão”.

Na última crônica postada aqui, FOLIAS DE REIS ao falar dos três Reis Magos, descobri entre outras coisas que os Magos eram reis pagãos. Curiosidade aguçada, fomos à busca do significado e origem do termo.

“Paganismo do Latim “paganus”: camponês e rústico, derivado de “pagus”: “aldeia”, é um termo geral usado para referir-se as antigas tradições e cultos politeístas ou animistas (caracterizada pela ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva), principalmente em um contexto histórico à mitologia greco-romana, bem como as tradições na Europa e na região norte da África antes da cristianização. Em definições estreitas não incluem as religiões mundiais e restringem o termo
Às correntes locais ou rurais que não são organizadas como religiões civis. Etnólogos evitam o termo “paganismo”, devido ter significados variados pós-cristianismo, referindo-se a fé tradicional ou histórica preferindo categorias mais precisas, tais como: politeísmo, xamanismo, panteísmo ou animismo.

“PAGÃO” O termo é uma adaptação cristã do “gentio” do Judaísmo, e como tal, tem um viés abraâmico inerente, com todas as conotações pejorativas entre o monoteísmo ocidental, comparáveis aos pagãos e infiéis também conhecidos como “cafir” e “mushrik” no Islã. Desde o século XX os termos: “pagão” e “paganismo”, tornaram-se amplamente utilizados como uma autodesignação por adeptos do neopaganismo. Vários estudiosos modernos tem começado a aplicar a três grupos distintos de crenças: politeísmo histórico como a mitologia celta e o paganismo nórdico, religiões indígenas, folclóricas e étnicas , como a religião tradicional chinesa e as religiões tradicionais africanas. Fonte: wikipedia.org.br”

Outro dia conversando com um amigo, combinávamos uma ida a uma confraternização e fomos comprar cervejas pra levar. No mercadinho imediatamente ele perguntou se tinha Eisenbahn. Não tinha. Daí questionei o por quê de só querer aquela marca? Argumentou uma série de coisas sobre a qualidade da cerveja, puro malte etc. Fiquei curioso, não pelas qualidades mas pelo nome. Até isso ele sabia: “Significa ferrovia!”

“EISENBAHN É uma cervejaria localizada em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Fundada em 2002, foi comprada perlo grupo Kirin. Produz cerveja e chope seguindo a Reinheitsgebot, uma regra alemã de pureza, e com uma grande variedade de sabores e tipos de fermentação. O nome que significa “ferrovia” em alemão é uma analogia a uma antiga estação ferroviária, localizada próxima ao edifício utilizado agora pela fábrica e pelo bar da mesma, no rótulo apresenta uma antiga locomotiva como emblema. O logotipo da cerveja foi criado pelo Designer Robson Henrique, que mora na região oeste de São Paulo. Idem: wikipedia.org.br” Ah! Meu amigo já esteve nesta cervejaria, num dos últimos “OktoberFest”, tradicional festival da cerveja, no mês de outubro, lá em Blumenau-SC.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

PRA PERGUNTA BESTA? RESPOSTAS IDEM...
QUAL É O SANTOS PROTETOR DOS CELULARES? SÃO SUNG!
O NOME DOS GUARDAS DA FÁBRICA DA SANSUNG? OS GUARDIÕES DA GALAXY!
UMA COR BEM BASRULHENTA? CORNETA!
O QUE O EXTRATERRESTRE FOI FAZER EM SÃO PAULO? VER O TI(O)ETÊ!
POR QUE O JORNALISTA POSTOU A FOTO DE UMA GALINHA? PORQUE QUERIA ALGO CHOCANTE!
O QUE O ÁTOMO DE CARBONO DISSE QUANDO FOI PRESO? TENHO DIREITO A QUATRO LIGAÇÕES!
O QUE ACONTECE QUANDO TÁ MUITO QUENTE NA GLOBO? UM AQUECIMENTO GLOBAL!

Fabio Campos, 15 de Janeiro de 2023.

Comentários