O professor Evaldo Mendes da Silva acaba de publicar pela Edufal livro digital organizado a partir do curso de Especialização "Cultura, Patrimônio e Identidade Indígena" do Campus do Sertão da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). Denominado “O tronco e as ramas: narrativas do povo indígena do sertão de Alagoas", a obra de acesso gratuito pretende ser um material didático em escolas indígenas do Alto Sertão.
O livro está dividido em 12 capítulos, escritos por professoras e professores indígenas da região, que fizeram o curso de Especialização, além de conter uma parte dedicada a sugestões de leituras complementares.
Segundo o organizador, professor lotado na Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus do Sertão da Ufal, a obra é resultado das cotas étnico-raciais nas universidades, pois possibilitaram a formação de indígenas na graduação e na pós-graduação. Ao mesmo tempo em que se trata de um livro que carrega ineditismo ao ser escrito por elas e eles diretamente, o que deve ajudar no processo de formação das crianças, que teriam dificuldade com os livros de “brancos”, o que gera repetência e evasão escolar.
“A ideia de produzir seu próprio material didático, de acordo com os alunos/professores do curso, é que nas escolas indígenas em que atuam, o material didático que é enviado pelo Ministério da Educação é o mesmo enviado para as escolas não-indígenas das cidades. Disseram, ainda, que muitos desses livros descrevem os indígenas de forma estereotipada, como uma massa homogênea como se todos fossem iguais. Não valorizam a ampla diversidade de culturas, idiomas, crenças e sistemas de pensamento que possuem cada um desses 305 povos”, afirma Evaldo.
Trata-se ainda de um esforço de valorizar as culturas indígenas locais, de maneira a contribuir para a produção de materiais didáticos que não sejam apenas eurocentrados. Assim como, pôde-se denunciar as diversas formas de violência que povos indígenas sofrem, incluindo o que gera miséria.
Desta forma, segundo o organizador da obra, cumpre-se um papel obrigatório das universidades públicas em divulgar “conhecimentos de minorias étnicas que são discriminadas e pouco valorizadas dentro e fora da Universidade”. Ainda que haja um longo caminho a percorrer, o professor considera que passos importantes estão sendo dados também porque “as minorias sociais organizadas não aceitam mais a submissão vivida há séculos e as transformações atuais são inevitáveis”.
Lançamento e acesso ao livro
O livro deve ser lançado durante as atividades da I Feira Literária do Sertão, prevista para ocorrer nos dias 13 e 14 de maio na Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal – evento que segue de 15 a 18 na Unidade sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Mais informações em breve e pelos perfis da Unidade e do Campus do Sertão no Instagram, respectivamente @ufalsantana_oficial e @ufalsertao_oficial.
Mas o livro digital está disponível gratuitamente no site da Edufal:
https://edufal.com.br/Produtos/Detalhes/514870 .
Serviço
O quê? Publicação do livro digital “O tronco e as ramas: narrativas do povo indígena do sertão de Alagoas" (Edufal, 2025)Organizador: Prof. Dr. Evaldo Mendes da Silva
Autoras e autores: Professoras e professores indígenas do Alto Sertão
Público-alvo: Escolas indígenas do Alto Sertão
Disponível em: https://edufal.com.br/Produtos/Detalhes/514870 .
Comentários