Colunistas: NADA POR DIZER...

Literatura

Por Fábio Soares Campos

“Então Deus disse: Que a terra faça brotar vegetação, plantas que produzam sementes e árvores frutíferas, cujos frutos contenham sementes sobre a terra, de acordo com a sua espécie. E assim foi. A terra fez brotar a vegetação, plantas que produzem sementes de acordo com a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. Passaram-se a tarde e a manhã, esse foi o terceiro dia. Livro de Gênesis Cap. 1; Vs 11-13. Fonte: Bibleon.com”

MANGAS. Enquanto escrevo, dentro de uma sacola umas mangas, bem aqui ao meu lado. São muito bonitas, [Fazem-me lembrar Alceu Valença]. Ganhei-as, de um amigo. Frutas ganhas tèm outro sabor. Vistosas, pintadas de amarelo de um lado, avermelhadas do outro. Vontade de tocá-las, sentir a maciez de sua pele. O cheiro aguçando-me o paladar. Lembram-me uma “Natureza Morta”. Paro e penso: qual sentido acende-me mais a fruta? A grande diversidade de espécies que existe: manga rosa, espada, coco, Tommy, Palmer etc. Tem nomes de mangas impublicáveis! A criatividade humana, a depender do formato, enaltecem os genitais de homens e mulheres.

“Ganhado ou ganho? Quando usar um e outro termo: Ganhado se usa com os auxiliares TER e HAVER: “TINHA GANHADO”; “HAVIA GANHADO”. GANHO é antecedido do ver “SER” e “ESTAR”: “É GANHO”; “ESTÁ GANHO”. Modernamente, há uma forte tendência pelo uso de “GANHO” com todos os auxiliares citados. Fonte: Google.com”

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários