Blogs: Os iluminados candeeiros revolucionários

Literatura

Por João Neto Félix Mendes - www.apensocomgrifo.com

Uma das marcas indeléveis dos santanenses e, sem dúvida, sua riqueza cultural ainda que se alternem, ao longo do tempo, décadas de maior e menor intensidade. No início do século XX, ainda no período de Vila, havia duas bandas filarmônicas em atividade e o teatro, realidade presente. Exaltamos o pioneirismo dos maestros Manoel Queirós e Jovino Azevedo.

Valdemar de Souza Lima (1902-1986) nascido na cidade de Salomé, atual São Sebastião, tornou-se santanense adotivo na tenra idade. Trazido pelos pais, viveu quase três décadas, exercendo importante papel de animador cultural. Por isso, sua memória estará sempre presente entre os sertanejos. Filho de Josefa Leite da Souza Lima, conhecida por Dona Zefinha, legendária professora pública da terra. Estudou com o professor Domingos Gonçalves Lima, diretor do Colégio Tomás de Aquino. Possuindo instrução acima da média local e respaldado pelo autodidatismo, Valdemar atuou como líder intelectual da juventude santanense da sua época. Entre os seus feitos, registra-se a criação do primeiro jornal santanense, "O Panema", que circulou heroicamente em 1929. (Sertão Glocal, José Marques de Melo, 2010).

A Rádio Candeeiro foi um movimento de protesto e de reivindicação da geração dos jovens idealistas José Abdon Malta Marques(1940-1997), os irmãos Geraldo(1938-2019), Henaldo(1934-2022), Eraldo(1936-2011) e Isnaldo Bulhões Barros(1942-2020), doutor Adelson Isaac de Miranda(1930-1995) e outros inconformados pela falta de energia elétrica na cidade em 1962. A gestão do município era exercida pelo prefeito Ulisses Silva e o Governo do Estado conduzido pelo major Luiz Cavalcante(1913-2002). Com um pequeno transmissor pouco maior que uma caixa de sapatos instalado na secretaria do Tênis Clube Santanense iniciou-se movimento de protesto pela emissora clandestina Rádio Candeeiro para reivindicar junto ao Governo Estadual instalação de energia elétrica.


Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários