A nossa crônica de hoje, de título apelativo, tem endereço certo: O Dia dos NAMORADOS, e o significado de ASSÉDIO. Veremos alguns tipos de assédios, a etimologia dessa palavra. Tão presente nos relacionamentos humanos, ainda mais em tempos de pandemia. Da obra do dramaturgo inglês Willian Sheakspeare [1564-1616] “Romeu e Julieta” citamos aqui, tão somente por simbolizar o casal de pombinhos mais romântico, que a literatura mundial já viu.
DIA DOS NAMORADOS Pesquisamos como se diz, em outros idiomas: “Valentine’s Day = INGLÊS; “La Saint-Valentim = FRANCÊS; Valentini dies = LATIM; “San Valentim ou Los Enamorados” = ESPANHOL; “Valentinstag = Alemão; “Den’ Svyatogo Valentina = RUSSO.
No Brasil, o Dia dos Namorados, é comemorado no dia 12 de junho, dia de Santo Antônio de Pádua [ou de Lisboa]. Em outros lugares do mundo, a exemplo dos Estados Unidos, comemora-se no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. “O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Valentim continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sentença, apaixonou-se pela filha de um carcereiro, que era cega e que milagrosamente recuperou a visão, momentos antes da execução. Muitos jovens, enviavam para Valentim, flores e bilhetes dizendo ainda acreditarem no amor. O santo escreveu uma mensagem de adeus para a moça, na qual assinava como “Seu namorado, Valentim”. Fonte: Wikipédia.org.br”
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: ROMEU E JULIETA, E O CARRO DO OVO
LiteraturaPor Fábio Soares Campos 13/06/2021 - 17h 35min Arquivo do autor
Comentários