A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, lançou nesta quarta-feira (29) o projeto intersetorial “Todos pela Vida”. O projeto tem como principal objetivo fortalecer a parceria entre as políticas públicas e demais setores, buscando caminhos que contribuam, principalmente, para a valorização da VIDA dos nossos jovens e suas famílias.
O pontapé inicial do projeto reuniu no auditório da Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis profissionais das secretarias envolvidas. Contou com a presença das secretárias Maria Verônica Araújo (secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social) e Andréa Cristhina Brandão Teixeira (secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes, Turismo, Ciência, Tecnologia e Inovação). Representando a secretária municipal de Saúde participou a enfermeira Sibele Arroxelas. Também esteve participando o conselheiro tutelar Manoel Belarmino dos Santos Neto. Representando a Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL - a Professora Carla Manuela
Ao ser recepcionados os envolvidos no projeto receberam um envelope com o material de apoio e um questionário para preenchimento no ato o que norteará as próximas ações do projeto.
A secretária municipal de Educação Andréa Brandão fez a saudação aos presentes, dando as boas vindas, seguida pela fala da enfermeira Sibele Arroxelas que saudou a todos em nome da secretária Normanda Santiago.
O conselheiro tutelar Manoel Belarmino falou sobre a importância da "VIDA" as obrigações da família com base no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA.
A psicóloga do CRAS Angélica Duarte discorreu sobre esta situação e também apresentou as responsabilidades e possibilidades do trabalho do Centro de Referência de Assistência Social Sita Gomes de Aquino – CRAS.
Encerrando as falas a secretária Maria Verônica Araújo destacou a importância da união das três secretarias para esse projeto que é de uma magnitude para o município; disse que não é hora de se reclamar as possíveis falhas estruturais e sim de arregaçar mangas para acolher as pessoas que estão vulneráveis e as vezes nem sabem. Destacou a importância da pasta da educação nessa empreitada pois os alunos da rede precisam desse apoio. Justificou a ausência do prefeito Isnaldo Bulhões, por estar com uma agenda de muitos compromissos de fim de mês, mas mandou um abraço para todos. Finalizou agradecendo a presença de todas e todos que atenderam ao chamamento para essa parceria.
Diante de um triste cenário, vivenciado principalmente nas escolas, onde se presencia diariamente jovens pedindo socorro, demonstrando suas angústias, passando por mudanças de comportamento e automutilação, necessitou assim, em caráter de urgência, pensar e agir em conjunto, buscando reverter estas árduas realidades vivenciadas por muitas famílias do nosso município.
Maria Verônica de Araújo – Secretária Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social
Com base no apresentado, a seguir destacamos ações que serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento social no projeto “Todos pela Vida”
AÇÕES E RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
Partindo da premissa de que entre as responsabilidades da Assistência Social, está a de promover a articulação intersetorial dos serviços socioassistenciais com as demais políticas públicas, desenvolvendo serviços de proteção social básica- CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, que tem como Coordenadora a Senhora Angélica Mello e a proteção social especial- CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que tem como Coordenador o Thiago Amorim. Ainda como atribuição da Assistência Social zelar pelo fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, promovendo a inclusão das famílias nas políticas públicas, buscando atuar de forma preventiva e em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de maus-tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, e outros; sentimo-nos impulsionados a agir de forma imediata e articulada.
E considerando as diversas solicitações chegadas aos órgãos vinculados a esta secretaria, diante da atual situação que está sendo vivenciada por muitas famílias e jovens do nosso município, onde presenciamos momentos de dores visíveis e invisíveis, sofrimentos e angústias, vividas por eles e por todos nós, apresentaremosa nossa responsabilidade neste contexto como política do SUAS, com vistas a constituir parcerias que contribuam para o alcance do nosso objetivo principal que é atender aos casos existentes com o êxito esperado.
Neste cenário, buscamos elaborar o projeto: “Todos pela Vida”, que entre as suas ações está a de formar uma parceria mais forte entre as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde e demais políticas e setores que venham a contribuir com esta causa, além de alertar a comunidade e convidar todos os munícipes a entenderem os riscos que levam a realização dos atos ocorridos diariamente em nossas escolas, como: choros compulsivos, automutilação, mudanças de comportamentos (isolamento) depressivos, como também, as possíveis formas de prevenção e a ajuda que todos podem ter acesso, como também de forma organizada e planejada, dividirmos as responsabilidades, dentro das nossas atribuições como políticas públicas.
Equipes:
CRAS - Psicóloga- Angélica Duarte, Assistentes Sociais Sandra Serafim, Natally Pacífico e Gabriela Rocha, como Pedagogas Flaviana Wanderley e Aline Ismar ainda presentes aqui do CRAS- temos a Equipe do Programa Criança Feliz, que realiza visitas domiciliares às famílias que tenham crianças na Primeira Infância, composta por: Erika, Jéssica, Marília, Luciana, Paloma, Sônia, Luana, Eksilany, Sheilla e Patrícia e nossos facilitadores Sociais de Música Marcos e Deivide, Apoio administrativo Edineide.CREAS- Psicólogo Fernando, Assistentes Sociais Milene e Gicele, Pedagoga Marta Lemos, Orientadora Social Camila.
Comentários