O questionamento-título de nossa crônica de hoje, explicaremos ao longo da mesma. Não sei se ocorre com o caro leitor, e leitora. Ao ouvirmos determinadas palavras. Acabam por evocar outras. E nos questionamos: o que uma, teria a ver com a outra?
Vamos tentar explicar exemplificando, porque professor vive disso. Mas, já que estamos com a “mão na massa” qual seria mesmo a diferença entre “evoca” e “invoca”?
“Evocação: subst. Fem. É o ato de trazer algo à memória, ou seja, lembrar, reativar algo que foi feito, estudado ou aprendido.
Invocação: S.f. Ação de invocar, de chamar por alguém. Chamamento; pedido de socorro; rogo; ato de aduzir como prova do que se diz. Fonte: dicionarioinformal.com.br”
Pois bem. Esta semana duas palavras. Feito pepitas auríferas, saltaram na minha ‘bacia’ de garimpo: “Suborno” e “Inauguração”. A primeira tão pejorativa, tão do mal! Evocou-me, no entanto, algo tão do bem: Sorbonne. Isso mesmo a famosa universidade francesa! Inauguração, por sua vez, veio-me atrelada a agouro, na verdade ‘ave de mau agouro’.
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas - É ISSO MESMO QUE QUER DIZER?... - por Fábio Campos
LiteraturaPor Redação com Fábio Campos 29/04/2019 - 11h 00min Arquivo Pessoal
Comentários