Na verdade, uma terceira crônica sobre frases de efeito. Nas anteriores, esclarecemos o que é um “Bordão” e um “Jargão”. Desta feita trazemos a definição para: “Chavão” e “Clichê”
“Clichê: sentido figurado pra ideia muito batida; fórmula muito repetida de falar ou escrever, chavão. Etimologia da Palavra: vem do francês: “Cliché” chapa metálica que traz gravada em relevo, uma imagem destinada para impressão, por meio de prensa tipográfica. No Brasil, o termo é também usado para se referir a cada uma das edições que um jornal divulga no mesmo dia. Significa também um negativo de filme fotográfico, ou imagem negativa com cores invertidas.
Chavão: substantivo masculino da língua portuguesa, que significa uma ideia, frase ou pensamento desgastado. O que já foi muito utilizado, considerado “Lugar-Comum”, clichê. Aumentativo da palavra “Chave”; molde de metal utilizado para construir objetos e/ou formas decorativas em bolos e tortas. Expressão que também pode significar alguém bastante experiente, em alguma coisa. Exemplos de chavões e clichês literários: “Abrir com chave de ouro”; “Uma luz no fim do túnel”; “Agradar a gregos e troianos”; “inseridos no contexto”; “Os quatro cantos do mundo”; “Vitória esmagadora” Fonte: significados.com.br”
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: VAMOS DAR UM TIRO NESSA CONVERSA!... por Fábio Campos
LiteraturaPor Redação com Fábio Campos 23/04/2019 - 01h 11min Arquivo Pessoal
Comentários