Você sabia que os principais sintomas do AVC (acidente vascular cerebral) são dificuldade de falar, voz embolada, boca torta e paralisia em um lado do corpo?
Talvez você não saiba, mas tontura intensa e confusão mental em pacientes de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos e obesos, também pode sinalizar um AVC, principalmente em pessoas que nunca tiveram este tipo de sintoma.
Para todos esses casos, os especialistas recomendam registrar a hora que o primeiro sintoma apareceu e procurar o hospital mais próximo qualificado para atender a esses casos. O motivo é científico: os neurônios começam a sofrer com a falta de oxigênio e morrem em uma taxa de 1,9 milhão de neurônios por minuto.
Ciente de que se trata de uma situação emergente onde “tempo é cérebro”, a Santa Casa de Maceió implantou o protocolo para tratamento do AVC isquêmico agudo composto por profissionais treinados de diferentes setores e áreas de atuação.
O Protocolo de AVC Isquêmico Agudo incluiu explanações teórico-práticas ministradas pelo Projeto Angels aos times da Unidade de Pronto Atendimento (antiga Emergência 24Horas), UTI Neuro, diversos serviços de diagnóstico e até o Serviço de Hemodinâmica.
Foram capacitados os agentes de portaria, as equipes assistencial e administrativa, os médicos plantonistas de diversos setores e o grupo de neurorradiologistas intervencionistas do Serviço de Hemodinâmica, os especialistas Rodrigo Peres e Cícero Pacheco.
Santa Casa de Maceió: equipe de prontidão para atender casos de AVC
SaúdePor Thedomiro Jr. Jornalista MTE/AL 575 16/04/2019 - 09h 13min Assessoria
Comentários