Medo é originário da palavra latina metus, que significa sentir-se desconfortável perante a uma situação de risco ou uma ameaça, real ou imaginária. Diante do mesmo conceito, medo refere-se ao anseio de acontecer algo contrário à vontade ou necessidade de um resultado esperado.
Fobia surgiu da palavra grega phóbos, que significa medo ou terror. A palavra fobia é também considerada um sinônimo de medo extremo. É possível afirmar que a fobia é um medo exagerado e incontrolável.
Medo é uma das emoções primitivas que resultam da aversão natural à ameaça, sentida pelos animais assim como nos seres humanos. Medo também é aprendido nas nossas relações familiares e sociais. Assim como aprendemos a ter medo, é possível perder o medo de algo ou alguma coisa ao longo da vida. Consequentemente as coisas que nos faziam medo na infância já não assustam hoje. Alguns dos nossos medos atuais possivelmente não terão nenhum significado daqui alguns anos.
Fobia é uma emoção sem controle, é a aversão insuportável gerada por um medo sem explicação. Também pode ser aprendido, a final cerca de 80% dos comportamentos que nós seres humanos apresentamos, são adquiridos nas experiências de vida através dois cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Mas, a “fobia” muitas vezes se desenvolve por um trauma sofrido em algum momento da vida.
Clique Aqui e veja o texto completo
Entenda a diferença entre Medo e Fobia
CulturaPor Redação com Diógenes Pereira (Psicologo) 02/03/2019 - 09h 15min Arquivo Pessoal
Comentários