A questão da postura entre os jovens não envolve apenas o uso mochilas. Pais e responsáveis devem estar atentos ainda para o uso abusivo de celulares, tablets, computadores e consoles de videogame, o que pode levar no futuro a uma geração de corcundas.
Pesquisas de instituições como o Centro Médico de Cirurgia Espinhal e Reabilitação de Nova York dão conta de que as pessoas consultam dispositivos móveis até 150 vezes por dia, o que consome o equivalente a até quatro horas. Entre estudantes esses números podem até triplicar.
“Ao usar o celular a maioria das pessoas inclina a cabeça e projeta os ombros para frente, ficando numa posição curvada. Além disso, ainda tem as articulações das mãos, que são submetidas a lesões por esforços repetitivos na digitação de mensagens em smartphones.
“Seja usando celular, carregando mochila ou sentado em casa (jogando) ou assistindo aula no colégio, a postura incorreta pode levar a sequelas futuras, tanto nos músculos e ligamentos do pescoço, como na coluna lombar, no quadril e até mesmo no joelho”, explica o ortopedista Raimundo Araújo.
A preocupação dos especialistas é real porque 85% da população brasileira apresenta queixa de dor nas costas em algum momento da vida. Como as crianças tendem a se movimentar pouco e a gastar horas diante do computador ou da TV, o esporte e os exercícios que poderiam compensar um pouco o problema não são feitos.
Santa Casa de Maceió: Uso abusivo de smartphones pode formar geração de corcundas
SaúdePor Thedomiro Jr. Jornalista MTE/AL 575 18/02/2019 - 08h 00min Divulgação
Comentários