Nos dias atuais tem se tornado cada vez mais comum, crianças e adolescentes terem acesso a informações de nível global, conteúdos culturais, políticos, lazer, entretenimento, relacionamento social e posicionamento profissional. Toda essa acessibilidade, combinada com os aparelhos modernos e a velocidade da internet móvel, quase sempre acessada em toda localidade, traz vários riscos para crianças e adolescentes.
A moda é seguir e compartilhar as dicas do (influencer digital). As redes sociais são meios de comunicação, que conectam pessoas dos mais variados lugares do mundo por área de interesse numa plataforma virtual, de maneira instantânea independente da distância a custo quase zero. Considerando tamanha facilidade e amplitude de navegação, se faz necessário conhecer os pontos negativos que precisam ser tratados com muita seriedade e cuidado.
Assim como as mídias sociais são utilizadas, para divulgar informações importantes e potencializar habilidades ou características de alguém, são também muito utilizadas de maneira criminosa, para difamação, (fake news), criar fofocas, intrigas que destroem relacionamentos, causar constrangimento e prejuízos às vítimas.
Além de atentados, apologia a crimes, maus tratos contra os animais, violações dos Direitos Humanos, incentivo ao racismo, neonazismo, homofobia e intolerância religiosa, aliciamento de menores, grupos de pedofilia. Esse último com grupos artilhados que chegam a pagar para obter fotos, vídeos e informações de crianças vulneráveis, assim como é noticiado em páginas policiais.
Clique Aqui e veja o artigo completo
Colunistas: Quais os perigos do acesso à internet para crianças e adolescentes?
EducaçãoPor Redação com Diógenes Pereira (Psicologo) 18/02/2019 - 11h 48min Arquivo Pessoal
Comentários