A oitava noite do novenário em honra ao Glorioso São Cristóvão aconteceu nessa sexta-feira (19). A Missa foi presidida pelo padre José Edivaldo, pároco da Igreja de Santo Antônio de Pádua em Olho d’água das Flores, e concelebrada pelo padre Clejean.
O coral Lírio de Pureza foi encarregado pelos cânticos.
As comunidades: Floresta, São José, Lajeiro Grande, Barragem e Clima Bom, Pedrinhas, Santa Sofia, COHAB Nova, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Dizimistas, Escola Estadual Prof. Mileno Ferreira da Silva, Escola Municipal Santa Sofia, Escola Estadual Prof. Laura Maria Chagas de Assis e Escola Municipal São Cristóvão foram noiteiros.
No início da homilia, o padre Edivaldo nos lembrou de que a Igreja tem preocupação com a salvação dos seus fiéis. Por isso, ao longo do ano, prepara momentos para renovação espiritual dos seus membros, como a festa do padroeiro. Assim, abastecidos, somos impulsionados a viver nossa missão, evangelizar com palavras e ações. Na carta de São Paulo, somos exortados que tal ato não é para nós motivo de glória, mas dever. Precisamos, o mais rápido possível, aprender com ele e São Cristóvão. Deste modo, pregar o evangelho, inicialmente, em casa e, posteriormente, expandir para os demais lugares. Por conseguinte, nesses dias de novena, buscamos nos aproximar dos mistérios de Deus, aprendendo a amar o nosso próximo e a não permanecermos com as mesmas falhas e ofensas. É preciso conversão, crer no evangelho e, consequentemente, seguir as orientações de Cristo.
Na leitura, extraída da carta aos Efésios, escutamos falar sobre o mistério escondido em Jesus, na sua encarnação, morte e ressurreição. Somos, dessa forma, chamadas a mergulhar em Cristo e a ouvir a verdade que Ele proclama. Entretanto, muitos, infelizmente, ainda, não O acolhem e se permitem cair na tentação de Adão e Eva, assumindo, assim, a ilusão de desejar o lugar de Deus. Ao contrário disso, precisamos preencher nosso coração e nos tornar íntimos do Pai.
No evangelho narrado por São Lucas, Jesus nos adverte sobre os perigos da hipocrisia, que estava presente em alguns de seus contemporâneos e tantas outras pessoas na atualidade. Tomemos cuidado para não irmos à Igreja, participar das atividades paroquiais, mas não converter o nosso íntimo. É essencial que antes de falar lindas palavras, afastemos o mal de nosso interior.
Como de costume, no final da Missa, toda a assembleia cantou o hino em honra a São Cristóvão. Posteriormente, ainda, havia música ao vivo, com Frank Balada e a barraca de lanche na frente da Igreja.
Pe. José Edivaldo preside a Celebração Eucarística da penúltima noite de Festa em honra a São Cristóvão
ReligiãoPor Redação com PASCOM de São Cristóvão 20/10/2018 - 11h 10min Levy Malta Fontes
Comentários