Santa Missa e Procissão de Carreiros, Cavaleiros e Carroceiros abrem a Festa de Senhora Sant´Ana

Festa de Senhora Santana 2018

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740

Celebração Eucarística realizada no Parque de Exposições Isaías Vieira Rêgo e Procissão dos Carreiros, Cavaleiros e Carroceiros abriram os festejos alusivos à Senhora Sant´Ana em Santana do Ipanema.

Este ano o Pe. Jacyel Soares Maciel promoveu uma mudança fazendo a celebração antes da procissão. Os carreiros, cavaleiros e carroceiros após assistirem a Santa Missa foram até a cidade onde receberam a aspersão da água benta.

O presidente da Celebração Eucarística foi o Pe. Antonio Ionas Bernadino Ferreira, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Paulo Jacinto.

Na sua homilia o Pe. Ionas destacou o santo do dia Santo Inácio e apresentou um breve histórico

“Santo Inácio e seus companheiros foram assassinados por serem católicos e missionários.

Quarenta mártires. Entre eles 2 padres, 24 estudantes e 14 irmãos auxiliares. Portugueses e espanhóis. Todos pertenciam à Companhia de Jesus.

Inácio de Azevedo nasceu no Porto em 1526. Aos 23 anos, já tinha entrado na Companhia de Jesus ocupando vários serviços. Era ardoroso pelas missões além fronteiras.

Foi quando o Superior Geral o enviou para o Brasil e, ao retornar, testemunhou a necessidade de mais missionários. Saíram por isso, 3 naus missionárias. Em uma delas estavam Inácio de Azevedo e os 39 companheiros. A nau foi interceptada por 5 navios de inimigos da fé católica que queriam a morte de todos.

Por amor à Igreja ele aceitou o martírio, exortou e consolou seus filhos espirituais. Foi morto e lançado ao mar e todos foram martirizados, alcançando a coroa da glória na eternidade.

Inácio e seus companheiros foram assassinados por serem católicos e missionários. Estamos no tempo das novas missões, a começar na nossa casa e onde convivemos. Ali, é o primeiro lugar onde devemos testemunhar o amor a Cristo e, se preciso, sofrer por Ele.


Pe. Ionas também destacou a importância de Senhora Sant´Ana e São Joaquim para a comunidade de Santana do Ipanema que tem como padroeiros os avós de Jesus.

Após a Celebração Eucarística os Carreiros, Cavaleiros e Carroceiros seguiram em procissão até o inicio da Rua Santa Luzia onde aconteceu a aspersão.

Clique Aqui e veja as fotos da Procissão

Clique Aqui e veja as fotos da Procissão

Comentários