Via Sacra com as duas paróquias inicia as celebrações da sexta-feira da Paixão em Santana do Ipanema

Religião

Por José Malta Fontes - Jornalista MTE/AL 1740

Momento da saída na Igreja Matiz de São Cristóvão

Este ano pela primeira vez as Paróquias de Senhora Sant´Ana e São Cristóvão fizeram a abertura das celebrações da Sexta-feira da Paixão em Santana do Ipanema de forma conjunta.

Fiéis das duas paróquias se concentraram em frente a Igreja Matriz de São Cristóvão e saíram de forma silenciosa pelas ruas dos bairros da Camoxinga, Centro e Monumento numa Via Sacra com sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo.

A Via Sacra foi concluída em frente a Capela da Sagrada Família na Paróquioa de Senhora Sant´Ana.


Sexta-feira Santa o Sexta-feira da Paixão

A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. 

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.

Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Fonte: http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/416/29/
Acesso em 30/03/2018 – 10h15min

Comentários