Orquestra de Câmara de alunos da rede municipal se apresenta na Casa O Ferrageiro

Cultura

Por Isis Malta - Estudante de Jornalismo UFAL

Orquestra, professores e convidados após a apresentação

A tradicional casa de ferragens de Santana do Ipanema, Casa O Ferrageiro, abriu suas portas para mais uma grande causa. Clientes e funcionários tiveram a oportunidade de ver, na manhã do último sábado (17), a apresentação natalina da Orquestra de Câmara da Escola Municipal Maria Nepomuceno Marques, com participação especial de alunos da Escola São Cristóvão.

Com o tema ?Natal, o nascimento do salvador Jesus?, os 40 componentes (com idades entre 11 e 14 anos) conduziram os seus instrumentos como violinos, flautas, saxofone, trompetes e violões, sob a orientação da professora Lisandra, graduada em Música/Licenciatura pela UFAL. A orquestra conta ainda com a participação de ex-alunos, como o Jânio da Conceição, hoje monitor e amigo da escola.

Entre as canções famosas no período natalino como ?Então é Natal? e ?O Natal Existe?, as crianças tocaram ainda clássicos nordestinos e mundiais como ?Asa Branca? e ?Hallelujah?. E não foram só os instrumentos que brilharam, alguns dos pequenos músicos deixaram de lado os equipamentos e emocionaram também com suas vozes.

Um grupo improvisado de talentos foi convidado para se juntar à orquestra. José Geraldo Farias, José Malta, Bartolomeu Barros e Mareval Ferreira (contagiados com a apresentação, com violões em mãos), bem como professoras e funcionários da loja formaram um novo coral, acompanhando as crianças.

Da esquerda para a direita: José Geraldo Farias, Bartolomeu Barros, Mareval Ferreira e José Malta



Para os funcionários, a manhã foi um verdadeiro presente. Lágrimas e brilho no olho eram vistos a cada música tocada. ?Pra mim foi encantador porque relembrei minha infância?, destacou Thais Duarte, funcionária e ex-aluna da Orquestra Sinfônica Novo Amanhã.

Para encerrar as apresentações, as professoras Lisandra e Jarina Farias (diretora da Escola Municipal Maria Nepomuceno Marques), agradeceram pelo apoio e receptividade da Casa O Ferrageiro e pela presença de todos. Mareval Ferreira, gerente, e Bartolomeu Barros, proprietário, também foram convidados à frente e parabenizaram o grupo, confirmando o apoio e colocando a casa sempre à disposição.

?A apresentação foi belíssima. Trazê-los para se apresentar aqui dentro é de grande valor para a nossa empresa?, nos contou Mareval, um dos apoiadores da ação. ?Eu sou partidário de todo tipo de cultura, e a música é uma das mais belas das culturas que nós temos, disse Bartolomeu Barros, um grande incentivador de projetos culturais e sociais.

A Orquestra de Câmara da Escola Municipal Maria Nepomuceno Marques (Povoado Areia Branca) surgiu no ano de 2012, através do Programa Mais Educação. Segundo a professora Jarina, o principal objetivo do programa é incentivar o prazer de estudo com uma metodologia mais dinâmica. Os participantes são alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, residentes no povoado e sítios circunvizinhos.

Clique aqui e veja os melhores momentos da apresentação registrados pelos repórteres do Portal Maltanet.

Comentários