Apresentação aconteceu num Café Pedagógico, realizado no Restaurante Raízes do Nobre Hipermercado
No dia 14 de julho, a pedagoga Marta Lemos organizou, com apoio de alguns empresários santanenses, um café pedagógico no restaurante Raízes.Participaram do encontro: técnicos da 6ª GERE, representantes de nove secretarias de educação de Municípios atendidos pela referida gerência, professores e direção da Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis e José Malta diretor do SWA Instituto.
O café pedagógico teve como principais objetivos: a apresentação do Programa Missão Pedagógica no Parlamento; a sensibilização para inclusão do Calendário do Programa no Plano de Ação das SEMEDS; a apresentação das propostas de aplicação nas escolas e a Construção de parcerias para desenvolvimento da proposta que começou a ser desenhada durante a etapa presencial em Brasília.
Sobre o Missão PedagógicaO programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que tem como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia, reconhecendo os esforços dos professores do ensino público na disseminação de valores da democracia e cidadania, buscando a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.
Para participar do programa os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância ?Educação para Democracia e o Parlamento?. São disponibilizadas 216 vagas preenchidas por sorteio eletrônico, sendo oito por estado e DF. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, são convocados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento.
Os convocados participam de uma intensa semana de formação em Brasília e de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania.
Santana do Ipanema no Missão Pedagógica
Em 2015, Santana do Ipanema teve a representação do professor João Paulo Mendes, pela Escola Estadual Professor Aloízio Ernandes Brandão. Este ano, a pedagoga Marta Alves Lemos, graduada e especializada pela Universidade Estadual de Alagoas ? UNEAL se inscreveu no Programa Missão Pedagógica no Parlamento e foi classificada em 1º lugar no Estado de Alagoas com a 5ª melhor nota do país. Atuando, no período, na Escola Estadual Laura Maria Chagas de Assis como professora de Projetos Integradores, e como Técnica de Referência no atendimento a jovens cumprindo medidas socioeducativas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Santana do Ipanema, apresentou como proposta de atuação o Projeto ?O Preconceito Nosso de Cada Dia?.Assim, em 19 de junho, a pedagoga embarcou para uma intensa semana de estudos em Brasília, onde participou de encontros de aprofundamento, mesa redonda, palestras, café com prosa, entrevistas a deputados sobre a reforma política, encontro cultural, oficinas de elaboração dos projetos de aplicação e simulação da atuação dos deputados em uma votação no Plenário da Comissão da Reforma Política.
De volta à terrinha: continuação do trabalho
Após essa semana de estudos e muitas aprendizagens, cada professor retornou com uma missão: desenvolver uma ação de educação para a democracia em sua comunidade escolar em consonância com os princípios vivenciados durante a formação e tendo o Poder Legislativo como foco de interesse.Pensando no pontapé inicial para execução dessa missão, mas também em apresentar o Programa Missão Pedagógica de uma forma leve e ao mesmo tempo produtora de conhecimentos, a pedagoga Marta Lemos organizou o Café Pedagógico. No evento foi servido um delicioso café regional, durante o qual aplicou-se a técnica do World Café. Essa atividade consiste num processo de diálogo em grupos, nos quais os participantes se dividem em diversas mesas, conversando em torno de uma pergunta central. O processo é organizado de forma que as pessoas circulem entre os diversos grupos e conversas, conectando e polinizando as idéias, tornando visível a inteligência e a sabedoria do coletivo.
Após a utilização da técnica, a pedagoga falou sobre a importância de fortalecer a democracia como um ideal de uma sociedade construída sob os valores da igualdade, da liberdade e da fraternidade acrescentando que na verdadeira democracia os cidadãos exercem de forma plena - civil, política e social - seus direitos e deveres. Apresentou a educação como um dos caminhos possíveis para fortalecimento desse ideal democrático, ressaltando que não é o único; não é o bastante; é apenas parte do processo mas é parcela preciosa e infelizmente negligenciada.
Em seguida apresentou o Programa Missão Pedagógica, os passos para participar, um resumo das atividades realizadas de 20 a 24 de junho em Brasília e o que o programa representou para seu crescimento pessoal e profissional. "Sempre tive medo de voar, agora sei que é seguro, e apesar das turbulências, é muito bom estar entre as nuvens" uma das falas da pedagoga referindo-se a experiência de viajar de avião, mas também a vivência no curso, que a encorajou a alçar vôos mais altos. Antes do encerramento, os participantes foram convidados a responderem três perguntas, como forma de avaliar o encontro: "o que aprendi hoje, quais estratégias apresentadas podem ser utilizadas na sala de aula e o que foi mais inspirador". As conversas prazerosas e as trocas de experiências foram apontadas por muitos participantes em suas respostas.
No encerramento, foram distribuídos aos participantes miniaturas de sabonetes artesanais a base de leite de cabra, produzidos pelas mulheres da Cooperativa Natu Capri do município de Maravilha (AL), cidade natal de Marta Lemos.
Para realização de um momento como este, a pedagoga foi em busca de apoio junto às empresas: Contabilize, Posto Lemos e Nobre Hipermercado, que prontamente atenderam o chamado.
Comentários