Padre Jacyel é empossado como novo pároco da Paróquia de Senhora Sant´Ana

Religião

Por José Malta Fontes Neto

Momento que o padre Jacyel recebeu a estola roxa como instrumento da penitência.

Solenidade de posse aconteceu nesta quinta-feira (28) na Igreja Matriz

na noite desta quinta-feira (28) na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana aconteceu a solenidade de Posse do Padre Jacyel Soares Maciel como novo pároco da Paróquia de Senhora Sant´Ana.

Nos ritos iniciais o Padre Thiago Soares de Matos, chanceler da Cúria procedeu com a leitura da Provisão Canônica de Posse. O Padre Jacyel professor ante o bispo e o povo a Fé Católica recitando o Símbolo Niceno Constantinopolitano.

Na sua homilia Dom Dulcênio enfatizou sobre a vida ministerial e pastoral do padre. Disse que a mudança de um padre é estudada e levada a um colegiado. Não muda só por mudar e sim por uma necessidade. Referendou o padre Jacyel disse em determinado disse que ele e padre igual a todos, mesmo diante da sua pequena experiência. Depois da missa o padre Jacyel renovou as promessas feitas por ele na sua ordenação.

Dom Dulcênio como pastor diocesano, entregou ao padre Jacyel as chaves da Igreja confiando-lhe a guarda dos paroquianos de Senhora Sant´Ana. Diante do Tabernáculo exortou ao novel pároco a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja; no batistério recebeu os instrumentos do batismo dos nossos filhos de Deus; no presbitério recebeu a estola roxa como instrumento da penitência.

Na sequência o novo Pároco da Paróquia de Senhora Sant´Ana procedeu com o juramento de fidelidade conforme o rito.

Após o rito de posse aconteceu a liturgia eucarística presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Depois da oração pós-comunhão o casal Glória e Edilson em nome da comunidade deu as boas vindas ao novo pároco.

O Padre Jacyel Soares fez o seu primeiro pronunciamento como novo pároco de Senhora Sant´Ana com palavras simples e cheias de fervor. Pediu as bençãos da nossa padroeira para o seu caminhar a frente da paróquia.

Após a fala do padre Jacyel o seminarista Tácito José Alencar Souza leu a ata por ele redigida com o fiel relato do que aconteceu na posse.

Finalizada a Celebração Eucarística Dom Dulcênio procedeu a bênção final e se retirou em procissão abençoando os fiéis, enquanto o Padre Jacyel Soares recebia os cumprimentos dos presentes.

O Padre Adalto Alves Vieira também recebeu muitos cumprimentos e despedidas emocionantes.

Comentários