As cidades de Chã Preta (AL), Gaspar (SC) e Pindoba (AL) foram as primeiras beneficiadas com uma parceria firmada entre a Sociedade Brasileira de Urologia e a Confederação Nacional de Agricultura/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Articulado pelo urologista Mário Ronalsa, conselheiro da SBU, o projeto leva ao homem do campo, em municípios sem assistência especializada urológica, palestras sobre saúde masculina e consultas clínicas. Em foco temas como câncer de próstata, de pênis e de testículo, além de DSTs e disfunção erétil.
Para se ter uma ideia de como é grave a falta de assistência aos homens, dos 134 homens participantes do projeto em Pindoba, 89% nunca tinham se consultado com um urologista e 11% haviam procurado esse especialista apenas uma vez. Desse total, 04 apresentaram alterações que exigirão uma investigação mais detalhada ou terão de iniciar tratamento.
"A falta de assistência médica e de orientação são os principais inimigos do homem atualmente", alertou Mário Ronalsa, citando que Alagoas tem 102 municípios, porém apenas cinco possuem urologistas atuando regularmente na rede pública de saúde. Na lista estão cidades como Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Penedo. "Promiscuidade e falta de limpeza com o órgão sexual são os outros inimigos do homem", finalizou Ronalsa, que vem executando o projeto em Alagoas.
Santa Casa: Alagoas é 1º estado beneficiado com projeto de prevenção ao câncer de próstata
SaúdePor Theodomiro Jr. - ASCOM - Santa Casa de Maceió 09/12/2015 - 20h 30min Assessoria
Comentários