A Dengue é uma doença viral e um grande problema de saúde pública, onde sua transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes Aegypti , causando sérios problemas a saúde , podendo levar até a morte.Sendo assim o setor de endemias e de vigilância epidemiológica das secretarias de saúde realizam um controle rigoroso na propagação desse mosquito.
Após a realização do estudo do índice de infestação predial do mosquito, no seu 4 ciclo , o setor de endemias da secretaria municipal de saúde de Santana do Ipanema, constatou que na comunidade atendida pelo PSF da Baraúna, esse índice atingiu um percentual de 5.43%, tendo o Ministério da Saúde entendendo que tal índice pode chegar no máximo a 1%.Após tal constatação o PSF da Baraúna enxergou a necessidade de realizar ações de prevenção no combate ao mosquito da dengue e realizou em 09 de setembro de 2015 uma caminhada pela comunidade do bairro da Baraúna, alertando a população aos cuidados que devem ser tomados por parte da sociedade civil organizada e mais informações relevantes a esse combate, com distribuição de folhetos e orientações básicas.
O PSF da Baraúna contou com a participação de funcionários da referida unidade de saúde, do NASF ( Núcleo de Apoio ao Programa de saúde da Família) e Agentes de Endemias.Esses profissionais realizaram uma ação coletiva e multidisciplinar em um trabalho de prevenção pelas ruas do bairro da Baraúna.
Nessa ação foram visitadas algumas casas que foram detectados anteriormente, com foco para dengue e no momento das vistas foram realizadas orientações e ações de prevenção em caixas d!águas
Participaram da caminhada:
1- Equipe do PSF da Baraúna:
Enfermeira ? Sibele Arroxellas
Agentes Comunitários de Saúde : Andréa, Fernanda, Aparecida Jacó, Sirlene, Josefa, Edivânia, Poliana e Lourdes
Técnica de Enfermagem : Rosane
Servicos Gerais : Maria José.
2- Equipe do NASF:
Enfermeira : Fabiana
Psicóloga : Cícera
Nutricionista : Taíse
Assistente Social : Amys
3- Voluntário :
Enfermeirando : Samuel Andrade
4- Agentes de Endemias : Manoel, Marcio , Jacyara, Robson, Alan Bruno
Lembrando sempre que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulos de água, não acumulando assim, água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, tambores, latões, lixeiras, entre outros.
PSF Baraúna em Ação contra a Dengue
SaúdePor Sibele Arroxelas 09/09/2015 - 23h 34min José Malta Fontes Neto
Comentários