Ações do PNAIC 2015 são iniciadas em Santana do Ipanema

Educação

Por Assessoria

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo, Ciência e Tecnologia realizou, na manhã do dia 28 de agosto, a abertura das ações do PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa na rede municipal.

O encontro contou com a participação de 120 professores, em média, que estão cadastrados para participar da Formação que se estenderá nesse segundo semestre de 2015.

Objetivando melhorar a autoestima dos professores a SMECETCT abriu o evento com uma palestra que trouxe reflexões sobre o tema: ?A autoestima do professor? com o Professor José Ronaldo Alves. Em seguida a representante da UFAL, a professora Valeria Campos Cavalcante fez referência à relevância do Currículo na Escola, associando às realidades vivenciadas nas escolas.

Atualmente a Coordenadora Local do PACTO é a Professora Mariza Gomes de Almeida e as orientadoras de Estudo são as professoras: Sueli Malta, Márcia Aparecida, Jicélia Gomes e Vânia Soares. Estiveram presentes também no evento o prefeito, José Mário Silva e o professor Sidneclei Luiz que prestigiaram o encontro participando ativamente das atividades desenvolvidas.

Este primeiro momento foi de acolhida, informação, incentivo, troca de experiência e aprendizado, onde foram reunidos Professores Alfabetizadores para beneficiar o sujeito mais importante do processo ensino aprendizagem que é o aluno.

Saiba mais sobre o PNAIC:


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Fonte: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Comentários