SMAS de Poço das Trincheiras realiza ciclo de palestra sobre 18 de maio

Assistência Social

Por Ana Paula Ferreira

A Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, através da Proteção Social Especial ? PSE , realizou o II Ciclo De Palestras Sobre 18 de Maio, ?Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes? .

A exemplo do ano passado , onde os usuários do SCFV dos Povoados Jacu e Mocó, Quandu e Alto do Tamanduá puderam participar das palestras ministradas pela Técnica de Referência da PSE de Poço das Trincheiras, a Psicóloga Ana Paula Ferreira, este ano a PSE volta a proferir palestras desta feita ministradas nas unidades educacionais municipais dos Povoados Tapuio , Serra do Almeida , Jorge e Várzea de D.Joana.
Tais atividades de sensibilização vêm sendo desenvolvidas na cidade, nos últimos anos , com o propósito de alertar a população sobre temas polêmicos e situações que violam os direitos do ser humano.

Mirando o objetivo do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que realiza e fortalece as ações nesse sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social , através da PSE, e contando com as parcerias do CRAS e CREAS Regional , se engaja também na campanha.
Uma das metas do Comitê Nacional trata da promoção do dia 18 de maio - Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e como referência de mobilização de massa, realiza a Campanha anual ?Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes? , O símbolo da campanha é uma flor, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescer de forma saudável e protegida.

A escolha da data é uma lembrança à toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional da cidade onde residia. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos agressores.

É com esse objetivo de enfatizar a importância da denúncia contra a impunidade, que as ações-atividades são realizadas em Poço das Trincheiras: Buscando reafirmar a responsabilidade da sociedade em garantir os direitos de todas as suas ??Aracelis?? e esclarecer à população em geral a importância da prevenção e da denúncia e ainda esclarecer aos mesmos os locais onde estas podem ser feitas.

A PSE levou informações através de apresentações de slides e palestras aos alunos da rede municipal de ensino em quatro momentos, onde os alunos puderam interagir e fazer perguntas, esclarecer dúvidas.

Como parte da programação, Poço das Trincheiras promoveu, juntamente com o CREAS Regional, e sediou o ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PARA FORTALECIMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS E ADOELSCENTES, que contou com as presenças dos Conselhos Tutelares dos Municípios referenciados pelo CREAS Regional.

A Coordenadora do CREAS, Pedagoga Maria Laís deu a sua contribuição proferindo palestra a respeito da importância da denúncia e fortalecimento da rede.

A Secretária Municipal de Assistência Social , Flavia Tavares falou do importância e do engajamento da Secretaria nessas campanhas.

A técnica de Referência da PSE, Psicóloga Ana Paula Ferreira , proferiu palestra a respeito dos danos psicológicos sofridos pelas vítimas de abuso sexual.

A Culminância da ação , aconteceu no dia 18 de Maio , onde reuniram alunos da rede municipal de ensino ( zona urbana) e alunos do SCFV que participaram da palestra proferida de Psicóloga , e apresentaram uma paródia que frisava a importância da denúncia. Em seguida saíram em caminhada pelas ruas da cidade onde promoveram um ??adesivaço?? sobre denúncia e informações a respeito do Disk 100.

Cuidar das nossas crianças e adolescentes é dever de todos!

CALAR É PERMITIR. DENUNCIAR É PRECISO

Comentários