10/06/2013 ? 11º dia da trezena do Centenário da Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Major Izidoro/AL. Dia do Homens do Terço, Mulheres do Terço e Comunidades de Paraíso, Nova Aparecida e São Marcos. Responsabilidade: Homens e Mulheres do Terço, Alda, Maria Ilda, Duda, Nidinha e Vera Lúcia.
Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo da diocese de Palmeira dos Índios foi o celebrante e pregador. Pe. José Neto, pároco local e Pe. Videlson da Arquidiocese de Aracajú foram os concelebrantes.
Dom Dulcênio iniciou sua homilia saudando aos sacerdotes concelebrantes, autoridades e noiteiros da 11ª noite da trezena e demais fiéis presentes. Após a saudação o pastor diocesano centrou sua reflexão na Palavra de Deus. Disse Dom Dulcênio que ?a Palavra de Deus nos transforma, nos dá vida...? Na oração maior da Igreja, a Santa Missa, ?comungamos essa Palavra e também comungamos a Jesus Eucarístico?. Citando a passagem do Evangelho sobre as Bem-Aventuranças, disse o pastor diocesano que ?Santo Antônio é venerado no mundo inteiro porque viveu as Bem-Aventuranças que Jesus proclamou?. Essas mesmas Bem-Aventuranças ?é como se fosse para nós a ?Carta Magna do cristão?? afirmou. Vivem-se essas Bem-Aventuranças quando se ?ama a Deus com toda força, todo coração, todo entendimento e ao próximo como a si mesmo?. Disse ainda o pastor diocesano que ?a Palavra de Deus só tem sentido quando aplicamos em nossa vida. Não basta conhecê-la.? E ?a felicidade procurada pelo homem está em Deus. Portanto, a vivência ?com profundidade? dessa palavra fará não somente o homem encontrá-la, mas reconhecer que tudo o mais se torna secundário...? ?Jesus não somente promete a felicidade, como também mostra o caminho para conquistá-la: Ele, o próprio Cristo de Deus...? ?Seguindo este caminho que nos conduz a Deus, mesmo caminho seguido por Santo Antônio, certamente seremos felizes...? Ser feliz ou não depende somente de nós, já que nós somos quem fazemos nossas próprias escolhas. Dom Dulcênio alertou a todos para ter cuidado para ?não cair no ?ai de vós??. Nesse ponto fez referência àqueles que se consideram bons, mas que vivem oprimindo o outro e como consequência vive uma falsa paz. Assim exortou a todos os presentes e aqueles que estavam assistindo pela internet a fazerem um exame de consciência para verem de que lado estava: da felicidade ou do ?ai de vós?. Concluindo a homilia exortou também a todos aproveitarem esse momento festivo do centenário da paróquia a viverem as virtudes de Santo Antônio procurando ?imitá-lo na bondade, na solidariedade, comprometido com a sua Igreja, com Jesus Cristo, sendo compreensivo, vivendo um amor exigente?.
No final da Celebração o Pe. José Neto agradeceu a presença do Bispo Diocesano falando da importância de sua presença na paróquia não somente no período festivo, mas em muitos outros da vida pastoral. Também agradeceu a presença do Pe. Videlson, fiéis presentes e aos que estavam assistindo pela rede mundial de computadores.
Dom Dulcênio preside a celebração da 11ª noite de trezena de Santo Antônio em Major Izidoro
Religiãopor Redação com Pe. José Neto de França 10/06/2013 - 23h 45min Adriano

Comentários