A decisão da final do Campeonato Alagoano contará com o efetivo reforçado da Polícia Militar para a partida do próximo sábado, 18, às 16 horas, no Estádio Rei Pelé. O plano de segurança com o esquema de policiamento para o jogo foi apresentado na manhã desta quarta-feira (15) pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Durante a apresentação, o comandante do CPC, coronel Neuton Boia, explicou a atuação da Polícia Militar com o objetivo de garantir a segurança e tranquilidade dos torcedores.
?Serão 400 policiais militares (100 a mais que o efetivo empregado no jogo da semana passada), seis viaturas, além de motociclistas e do Regimento de Policiamento Montada (RPMon), que estarão atuando no processo de policiamento ostensivo a pé, motorizado, montado e com apoio aéreo, dentro e no entorno do Estádio Rei Pelé, garantindo a segurança dos torcedores durante o clássico?, frisou o coronel Neuton Boia. O policiamento será comandado pelo tenente-coronel Walter do Valle.
Os portões serão abertos duas horas antes da partida e fechados impreterivelmente às 16h40. Além disso, também ficou definido que, independente do resultado, o time perdedor será o primeiro a deixar o estádio. Em relação às crianças menores de 12 anos, estas só poderão entrar no Rei Pelé acompanhadas de um responsável, portando registro ou identidade (original ou cópia). A bilheteria funcionará até às 16h30, impreterivelmente e a entrada da Rampa 2 será fechada às 16h15, enquanto as entradas das Rampas 1 e 3, às 16h45.
O trânsito próximo ao local será bloqueado a partir das 13 horas por agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que estarão no local informando as mudanças aos torcedores e população em geral. Continuam proibidos os fogos de artifício, bebidas alcoólicas, papel picado, bandeiras com mastro e referências às torcidas organizadas ?Mancha Azul? e ?Comando Alvi-rubro?, além de capacetes, armas de fogo, armas brancas e fumaça sinalizadora.
Dentro do estádio, será implantado um juizado onde serão lavradas as ocorrências registradas durante o jogo. Um juiz, um promotor e representantes das polícias Civil e Militar trabalharão em conjunto para confeccionar os termos de ocorrências no próprio local.
Operação ?Jogo Limpo?
Ainda durante a reunião, foi destacado pelo comandante do CPC o desencadeamento da operação ?Jogo Limpo?, que abrangerá toda a capital alagoana, e ocorrerá antes, durante e depois da partida.
O foco será principalmente as abordagens a ônibus coletivos, visando qualquer irregularidade. Serão empregados, além da PM, a Força Nacional e o apoio do helicóptero do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), caso alguma pessoa seja identificada provocando algum tipo de distúrbio, onde a mesma será enquadrada no Estatuto do Torcedor.
Além da Polícia Militar (PM), participaram da reunião a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), representantes da Federação Alagoana de Futebol (FAF), dirigentes dos clubes e representantes de torcidas organizadas.
Clássico das Multidões: PM emprega 400 policiais na final do Campeonato Alagoano
Políciapor Assessoria de Comunicação da PMAL 5ª Seção 15/05/2013 - 19h 10min Assessoria
Comentários