CRAS Poço das Trincheiras realiza oficina de artes para as mães pocenses

Assistência Social

por Ana Paula Ferreira

Em homenagem ao Dia das Mães o CRAS  de Poço das Trincheiras, realiza Oficinas de Artes voltadas para a confecção de brindes para as mães pocenses. Sob a supervisão da Facilitadora de Arte e Cultura Paulyne Ferreira, e com a colaboração da Técnica de Referência dos Grupos de Idosos e Mulheres, Psicóloga Ana Paula Ferreira, e dos Grupos de Gestantes, Simone Vanderley.

As atividades de artes visam desenvolver as mais diferentes habilidades. Trabalhamos a criatividade e habilidade dos membros dos grupos fazendo-os exercitar continuamente sua imaginação, como também, torná-los capazes de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas de arte que estão à sua volta, podendo variar condições para uma qualidade de vida melhor e mais criativa.

Na ocasião, os Grupos de Idosos Renascer e Esperança, e de Gestantes (das Zonas Urbana e Rural) tiveram a oportunidade de confeccionar toalhas com Técnica de Aplicação em bordado e cola alto relevo (3D). Já as participantes do Grupo de Mulheres, tiveram a oportunidade de aprender técnicas de Aplicação com botões, e confeccionaram sandálias estilo havaianas, que foram adquiras pelo CRAS, nas quais foram aplicados os botões coloridos.

A entrega da produtividade das Oficinas foi realizada nos eventos em comemoração ao Dia das Mães, que aconteceram em dias diferentes para o Povoado Quandu ( com o Grupo de Idosos Esperança e de Gestantes ) e no dia seguinte na cidade, com o Grupo de Idosos Renascer, Grupos de Gestantes e de Mulheres ).

Ressaltamos a entrega dos enxovais de bebês produzidos nas oficinas de costura do Grupo de Convivência para Gestantes, e complementados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. No evento da cidade, estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social Fábia Duarte que fez uso da palavra deixando sua mensagem para todas as Mães ali presentes, assim como a Coordenadora do CRAS Flávia Tavares, que compareceu com toda equipe. Houve sorteio de brindes para a Mãe mais velha, mais nova, e com a maior quantidade de filhos. As mães dos participantes do ProJovem adolescente, coletivo da zona urbana e dos participantes do PETI também foram agraciadas.

Com o objetivo de enfatizar a importância da figura materna e dos vínculos familiares, foi realizada dessa forma mais uma atividade do calendário anual do CRAS. É importante ressaltar que as Oficinas de Artes voltadas para o Grupo de Mulheres têm também o objetivo de promover a geração de renda, uma vez que estas aprenderam uma nova técnica artesanal.

Comentários