Na última segunda-feira (06) foi homologado o nome do biólogo santanense Márcio Bezerra para o cargo de Professor Efetivo da Universidade Federal de Sergipe ? UFS.
Márcio Bezerra residente do povoado Poço da Pedra, próximo ao Povoado Areia Branca. Nasceu no dia 29 de Janeiro de 1986, filho de Mileno (motorista) e Lenilda (professora primária do município). Durante a infância estudou no grupo escolar da própria comunidade, muitas vezes indo os dois horários (manhã e tarde) devido ao grande interesse e como ele diz por falta de outras ocupações.
Concluiu o ensino fundamental em Areia Branca, na Escola Municipal Maria Nepomuceno Marques, sempre se destacando pela sua mente brilhante. Cursou o ensino médio na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva.
Prestou vestibular e foi aprovado para cursar Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas ? UFAL, ficou na capital por um ano, e devido a uma greve na federal prestou vestibular na Universidade Estadual de Alagoas ? UNEAL e foi novamente aprovado, entre os primeiros colocados. Resolveu fechar matricula na UFAL e cursar na UNEAL, na primeira turma do curso recém-criado.
Durante a graduação continuou se destacando em todas as disciplinas, como também serviu de estimulo para muitos companheiros de curso. Márcio sempre foi pontual e perfeccionista em suas atividades. Mas, algumas disciplinas sempre chamaram mais sua atenção, em especial as de laboratório (Biologia celular, histologia, parasitologia, imunologia etc.).
Em algumas realizou trabalhos em grupos liderados por si que foram publicados em eventos científicos internacionais, a exemplo do trabalho sobre Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema publicado no XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II encontro de Parasitologia do Mercosul em Foz do Iguaçu em 2009. Esse trabalho o ponta pé inicial e serviu de grande estimulo, vindo muitos outros deste então.
Em 2010, cursando o último período do curso de graduação resolveu concorrer a uma vaga no Mestrado de Biologia Parasitária da Universidade Federal de Sergipe e foi aprovado em primeiro lugar entre muitos concorrentes. Como muito pontual em suas atividades, já havia concluído o seu trabalho de conclusão de curso e já no mês de agosto de 2010 estava cursando as primeiras disciplinas do mestrado. Seu trabalho que culminou em uma dissertação recebeu o título de Prevalência de Marcadores Sorológicos dos Vírus das Hepatites B (VHB) e C (VHC) em indivíduos infectados por Schistosoma mansoni no bairro Santa Maria em Aracaju ? SE.
Concluiu o mestrado em 2012 e logo prestou seleção para o doutorado, sendo também aprovado em primeiro lugar, iniciando seu novo curso neste ano de 2013. Foi ai que surgiu o edital para professor efetivo e resolveu concorrer a uma das duas vagas ofertadas na área. Concorreu com candidatos de grande peso no meio acadêmico, num total de 46 inscritos, sendo muitos já doutores e pós-doutores, vindo de várias instituições do país, a exemplo da USP, UNICAMP, entre outras tidas como as melhores.
Graças a seu empenho e foco foi aprovado em segundo lugar, devido a ter concorrido na terceira fase (prova de títulos) com um candidato com pós-doutorado. Mas obteve a melhor média na Prova Escrita 91.00, na Prova Didática obteve a média 79.33. Sua média final foi 68.93.
Dos 46 candidatos concorrentes somente Márcio Bezerra e outro foram aprovados e classificados, os demais foram eliminados na prova escrita (37 eliminados) e na prova didática (03 eliminados), os outros quatro restantes faltaram ao exame. Irá ocupar a cadeira de Professor Assistente com Dedicação Exclusiva no Núcleo de Educação em Saúde com disciplinas voltadas para a área de fisiologia.
Márcio Bezerra é um grande exemplo para muitos, filho de família humilde, sempre foi aluno da rede publica de ensino, um profissional comprometido, um grande santanense. Só nos resta desejar boa sorte e muito mais sucesso.
Comentários