O governador Teotônio Vilela instalou nesta segunda-feira (25) a sede do Governo do Estado de Alagoas em Santana do Ipanema.
No período de 25 de fevereiro a 01 de março o governador Teotônio Vilela Filho e todo o secretariado de Estado vão intensificar ações voltadas para minimizar os efeitos da estiagem prolongada que castiga a região.
Logo cedo o governador foi até a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, onde foi recebido pelo Prefeito José Mário Silva, concedeu entrevistas para a imprensa alagoana.
Às 10h iniciou a solenidade de instalação do Governo no sertão passando em revista a tropa da Polícia Militar que estava perfilada na Rua Coronel Lucena Maranhão.
Na sequência o Governador e toda a comitiva foram até a Câmara de Vereadores onde aconteceu a solenidade formal de instalação.
Registramos as presenças de todo o secretariado do Governador e assessores diretos, deputados federais Givaldo Carimbão e Maurício Quintela, deputados estaduais Edval Gaia, Inácio Loyola, João Beltrão, Fernando Toledo, Jeferson Moraes, Isnaldo Bulhões, Severino Pessoa.
Prefeitos presentes: Gildo Rodrigues (Poço das Trincheiras), Luiz Nobre (Carneiros), Jorge Dantas (Pão de Açúcar),Rosa Camilo (Dois Riachos), Jorginaldo Vieira ? Véio (Olivença), Ester Damasceno(Olho d' Água das Flores), Santana Mariano (Major Izidoro), João Carlos- Joãozinho (Senador Rui Palmeira). Representou o prefeito Jarbas Ricardo Sweligton Fontes (vice-prefeito Sao José da Tapera)
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar, aconteceu as falas institucionais.
Iniciou as falas Herbert Motta, representando os Secretários de Estado, Marcelo Beltrão - Prefeito de Jequiá da Praia e Presidente da AMA, deputado Fernando Toledo - Presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal Givaldo Carimbão, senador Benedito de Lira, vice-governado José Tomaz Nonô.
O vice-governador Tomaz Nono com o seu tradicional discurso destacou as ações do governo do Estado de Alagoas e a importância da instalação do governo no sertão, em especial Santana do Ipanema, município que tem muito apreço. Quanto as reivindicações Nonô disse que o governador tem paciência de um monge zen, saco do tamanho do de um elefante e escuta como ninguém então é o momento ideal.
O penúltimo orador foi prefeito Mario Silva que iniciou falando da alegria e satisfação em poder sediar o Governo do Estado de Alagoas em Santana do Ipanema, pediu de apoio para várias ações e pedidos do povo santanense em especiaql para limpeza de barragens, que estão secas e necessitando dessas medidas. Lembrou ao governador da sua ampla maioria na eleição de 2010 quando obteve 5000 votos diferença. Disse que tem uma extensa pauta de reivindicações que será apresentada, como instruiu o senador Benedito de Lira. Finalizou dizendo que nos seus 55 primeiros dias de governo já recebeu mais de 1000 pessoas e sua maioria para pedir empregos, a maioria vive de programas sociais. ?Pessoas com nível médio, governador, pedindo até uma vaga de gari - ressaltou Mário Silva. O prefeito Mário Silva lamentou que o Canal do Sertão não vai passar por Santana do Ipanema
O Governador Teotônio Vilela após as saudações iniciou seu pronunciamento dizendo do seu apreço pelo sertão. ?Não canso de dizer que sou da Viçosa, nasci entre o curral do gado e uma touceira de cana, aprendi com o meu pai, o velho Teotônio Vilela a valorizar o sertão e o sertanejo. Sinto-me orgulhoso em ter colocado na Constituição Brasileira, enquanto constituinte de 1988, pela primeira vez a palavra SERTÃO?.
Discorreu sobre o canal do sertão, mas disse que esse canal é apenas um item no processo de ajuda para o sertanejo conviver a estiagem, temos consciência da seca e estamos empenhados para usar todos os meios mara minimizar seus efeitos.
Teotônio Vilela disse que na pauta para esta semana de ações no sertão está a inauguração da adutora de Cacimbinhas. E anunciou também a liberação por parte do Governo do Estado dr R$ 5.000.000,00, para os municípios atingidos pela estiagem.
Discorreu sobre as diversas ações do Governo do Estadual, como recuperação de rodovias, instalações de bases do SAMU, nova EMATER, dentre outras.
Antes de finalizar o seu pronunciamento o governador ressaltou que o Canal do Sertão, obra iniciada pelo Santanense Geraldo Bulhões com recursos próprios do estado me sem apoio do Governo federal que na época tinha um alagoano na presidência, Fernando Collor, por seguir seu destino por gravidade, não passa diretamente em Santana do Ipanema, mas Santana, por ter uma localização privilegiada será um dos municípios mais beneficiados. E concluiu reafirmando seu apoio incondicional aos sertanejos.
Comentários