Médicos do Hospítal Dr. Clodolfo Rodrigues paralisam atendimentos ambulatoriais

Saúde

por José Malta Neto

Somente os casos de urgência e emergência estão atendidos. A paralisação teve inicio a partir da 00h desta sexta-feira (01)

Os médicos que atendem no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo paralisam as atividades básicas de saúde a partir da 00h desta sexta-feira (1).

Os pacientes que buscarem atendimento no hospital e forem classificados com as pulseiras verde e azul não sertão atendidos. Para os pacientes com pulseiras amarelas o médico chamará ao consultório e achando que o caso não seja emergencial encaminha para as unidades dos PSF. Somente os casos cuja classificação recebam pulseiras laranja ou vermelha terão atendimento por se tratar de urgência/emergência.

Os médicos decidiram pela greve no inicio da noite desta quinta-feira (31) e o motivo é o atraso no pagamento dos salários referente aos meses de dezembro/2012 e agora janeiro/2013.

Segundo informações existe um depósito em conta para o repasse referente a dezembro, mas isso só estará disponível na próxima quarta-feira (06).

A reportagem do Portal Maltanet entrou em contato por telefone com o Dr. Marco Calderon, diretor geral do HRDCR, que encontra-se no Rio Grande do Sul e segundo ele, nesta quinta-feira (31) aconteceu uma reunião com os médicos e eles garantiram não fariam o greve.

Segundo Marco Calderon o atraso no pagamento dos médicos é devido ao atraso também de dois meses do repasse do Governo do Estado.

?Estamos com uma equipe de prontidão para que os casos emergenciais sejam atendidos e também estamos evidenciando todos os esforços necessários para a regularização do atendimento do hospital.? ressaltou Marco Calderon.

A nossa reportagem entrou em contato com representante da secretaria municipal de Saúde de Santana do Ipanema que informou que o município mantém um contrato com o IPAS e que a OCIP será a responsável pelo possível prejuízos de atendimento. Mas todos os casos que não forem atendidos no hospital e que estejam na competência da atenção básica os pacientes de Santana do Ipanema serão atendidos nos diversos PSF do municípios.

Evidentemente que os pacientes dos outros municípios deverão ser orientados para buscarem as suas respectivas unidades de saúde.

Até o fechamento dessa matéria às 05h40min desta sexta-feira (01) a unidades de emergência do HRCRM teve movimento muito tranquilo e sem pacientes com a necessidade de atendimento básico. Vamos acompanhar o desenrolar do movimento ao longo do dia.

Comentários