Alguns serviços podem ser realizados através desses canais
A maioria dos atendimentos realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser agendados pelo telefone 135 e pela internet (www.previdencia.gov.br). Alguns benefícios e serviços podem ser obtidos por esses canais, além de informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos necessários para fazer solicitações de benefícios. A utilização desses canais remotos evita que as pessoas se desloquem desnecessariamente ao INSS.
Mas mesmo com essa facilidade a maioria dos atendimentos registrados pelo INSS não são agendados. No mês de dezembro de 2012, por exemplo, dos 61.599 atendimentos realizados nas agências do Instituto em Alagoas, apenas 14.800 estavam com atendimento marcado e, dessas, 7,5 mil eram para a perícia médica. A maioria vai a agência sem utilizar a comodidade do agendamento através do telefone 135 e da internet. Isso tem como consequência o retorno do segurado ou um tempo maior de permanência na agência.
O atendimento programado diminui o tempo de espera na agência para os segurados que realmente necessitam comparecer a uma unidade do INSS, além de possibilitar ao Instituto melhor gerencimento dos serviços.
Pela Central 135 e internet, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como obter informações, fazer inscrição, agendar atendimento para requerer aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença. O usuário também pode agendar os pedidos de prorrogação e reconsideração desse benefício por meio do telefone 135 e internet.
Alguns benefícios podem ser requeridos pelo 135 e internet como o auxílio-doença, o salário-maternidade e a pensão por morte para dependentes de segurado que estava aposentado ou recebia auxílio-doença. Nessas solicitações o segurado deve levar a documentação na unidade do INSS selecionada, dentro do prazo de 30 dias, para a conclusão do seu requerimento.
Outros serviços ? Também pode ser agendado pelo telefone e pelo site o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como atividade, recolhimento, vínculos e remunerações. Para utilizar alguns serviços, como consulta aos seus vínculos empregatícios e remunerações é necessário ter uma senha, adquirida em uma das agências do INSS. Esse cadastro de senha também pode ser agendado.
Por esses canais, os segurados também podem consultar as perícias agendadas, os processos de concessão, revisão e recursos, calendário de pagamento, além dos documentos necessários para o requerimento dos benefícios. Também podem obter pela internet a carta de concessão da aposentadoria e demais benefícios e extrato de pagamento. Também é possível atualizar endereço e calcular o valor da Guia da Previdência Social em atraso.
A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar à noite e aos sábados. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local.
Atendimento no INSS pode ser agendado por telefone e internet
Geralpor Comunicação Social do INSS/AL 01/02/2013 - 12h 11min Ilustração
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