Governo de Alagoas fecha o ambulatório de referência para os casos complicados de tuberculose

Saúde

por redação com José Avelar Alécio

Médico José Avelar Alécio

Médico Santanense fica indignado com essa atitude

O médico pediatra Dr. José Avelar Alécio vem chamando atenção da nossa comunidade para a ação do Governo do Estado de Alagoas que fechou o ambulatório de referência para os casos complicados de tuberculose.

? Dizem que tuberculose "é uma doença de pobre", mas o bacilo multirresistente, que existem em nosso Estado pode pegar qualquer um. Além do mais encontram-se abandonados pelo Governo do Estado, centenas de pacientes portadores de tuberculose, inclusive os casos multirresistentes.
A Justiça tem que cobrar responsabilidades do senhor governador e secretário de estado da saúde...tudo com letras minúsculas!.

Logo logo o bacilo da tuberculose multirresistente vai começar a "fazer a festa" e pode pegar qualquer um! - Isto é uma Vergonha! Isto é falta de Governo!!! - Isto precisa ser reparado. A população precisa reagir! As autoridades não podem ser coniventes com este crime! ? desabafa Dr. Avelar em nota publicada no Mural de Recados do Portal Maltanet.


Dr. Avelar também apresentou os números e a situação da Tuberculose em Alagoas até 2011:

Só em 2011 foram registrados mais de mil casos novos da doença em nosso Estado.

A tuberculose é um sério problema de saúde pública, associada às más condições de vida da população e muitos dos casos são identificados entre os mais pobres e os que estão à margem da sociedade.

No estado, segundo dados da Gerência de Agravos de Transmissão Respiratória, Sexual, Vigilância do Óbito e Sistemas de Informação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em 2011, foram registrados 1.122 novos casos de tuberculose, correspondendo a 84,9% dos casos estimados.

Comentários