Senador Fernando Collor intermediou encontro em Brasília, para gestores apresentarem lista de reivindicações ao governo federal
O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, reuniu-se, nesta terça-feira (29), em Brasília, com o senador Fernando Collor e 37 prefeitos de cidades alagoanas que se encontram em situação de emergência devido a seca que atinge a região Nordeste do Brasil.
A reunião, que foi intermediada pelo senador Fernando Collor, estava agendada há duas semanas. Os prefeitos dos municípios atingidos pela seca elaboraram uma lista com as principais reivindicações, que foram apresentadas ao ministro.
Na oportunidade, Collor agradeceu a Bezerra o acolhimento da causa da estiagem em Alagoas. O ministro confirmou o interesse que o Governo Federal tem em ajudar o estado.
Collor e Bezerra se cumprimentam após encontro
Bezerra ressaltou o crescimento da região Nordeste que, apesar da seca, teve um crescimento de 2%, em ritmo acima da média em comparação com outras regiões brasileiras. Falou sobre os investimentos que estão sendo feitos nos municípios com destaque para as obras da Codevasf com investimento de cerca de 52 milhões de reais na implantação do sistema de abastecimento de água. Fernando Bezerra também ouviu atenciosamente todas as ponderações colocadas pelos prefeitos presentes.
PRESIDENTE DA AMA COMEMORA
?Foi um encontro bastante proveitoso. Os gestores participaram da conversa com o ministro e tiveram a oportunidade de expôr as suas dificuldades. Foram ouvidos e, em seguida, tiveram a maioria de suas reivindicações atendidas. Para nós o mais importante é que algumas medidas já foram autorizadas de imediato?, afirmou Marcelo Beltrão, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
PEDIDOS LIBERADOS
Os prefeitos do Sertão de Alagoas retornarão de Brasília com pelo menos três pleitos atendidos, dentre os vários que foram solicitados. O governo federal liberou o abastecimento de água para as cisternas individuais, ou seja, aquelas famílias que moram em locais mais isolados do centro urbano poderão ser abastecidas através dos carros-pipas; também está liberada a cessão de máquinas agrícolas para a manutenção dos barreiros que já estão quase secos. Os equipamentos servirão para ajudar a dar mais vasão a água.
Na reunião, o Ministério da Integração Nacional também autorizou a liberação de ração para consumo animal. ?Só não foi liberada água para os animais. Mas, em contrapartida, o ministro anunciou alguns convênios que podemos aderir junto ao governo do Estado. Então, o resultado foi muito positivo. Só vamos nos organizar agora para ir até as instituições que já foram orientadas a nos prestar esse socorro?, acrescentou Marcelo Beltrão.
Prefeitos de Alagoas são recebidos por ministro da Integração Nacional
Políticapor www.gazetaweb com assessoria 29/01/2013 - 19h 10min Assessoria
Comentários