As vagas são destinadas a professores das redes públicas de ensino municipais e estadual que não possuem graduação.
Atendendo demandas identificadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Plataforma Freire, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está ofertando 900 vagas de cursos de graduação na modalidade Educação à Distância (EAD). O edital do certame foi lançado na última sexta-feira (18) e prevê vagas para as áreas de Pedagogia, Letras/Espanhol, Ciências Sociais, Geografia e Sistemas de Informação em seis municípios alagoanos, 600 delas para o primeiro semestre e 300 para o segundo.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de fevereiro e podem ser feitas no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) .http://www.copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=163 A data da aplicação da prova está programada para o dia 17 de março.
O processo seletivo é destinado a professores das redes públicas de ensino municipais e estadual que não possuem graduação no ensino superior. Além da capital, os cursos contemplarão os municípios de Arapiraca, Maragogi, Olho D'Água das Flores, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.
?Trata-se de uma excelente oportunidade para que os professores possam ingressar em um curso de nível superior e, por isso, a Secretaria de Estado da Educação está mediando o diálogo entre a Universidade e as redes de ensino para que essa oferta seja bem divulgada?, explica Tereza Neuma, gerente de Gestão da Formação Inicial e Continuada.
?Inicialmente, os cursos são apenas para professores. Mas, as vagas que não forem preenchidas podem ser destinadas à demanda social, conforme previsto no edital?, informa a gerente.
Plataforma Freire
A Plataforma Paulo Freire é um sistema eletrônico, criado em 2009 pelo Ministério da Educação com a finalidade de realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.
Nesse sistema é publicada a relação dos cursos superiores ofertados pelas Instituições de Educação Superior (IES) para os professores da rede pública de educação básica; os professores interessados em participar dos cursos fazem sua pré-inscrição; as secretarias municipais e estaduais de educação validam a pré-inscrição dos professores de sua rede; as universidades extraem a relação de professores pré-inscritos e, após o processo seletivo, registram os alunos matriculados.
Com a reestruturação do sistema, além do registro das matrículas, as IES deverão informar a evasão; as secretarias municipais e estaduais de educação poderão informar anualmente a demanda por formação de sua rede; os fóruns terão acesso eletrônico tanto aos dados da demanda quanto das matrículas e evasão, o que permitirá a revisão anual do Planejamento Estratégico; os dados cadastrais dos professores serão filtrados diretamente da base de dados do Educacenso, de modo a otimizar os processo de validação e matrícula. Com essas e outras funcionalidades que estão sendo inseridas no sistema, espera-se que ele opere no sentido de aperfeiçoar a gestão e acompanhamento do Programa.
Ufal oferta 900 vagas de cursos de graduação à distância
Educaçãopor Tayana Moura - Agência Alagoas 22/01/2013 - 08h 46min Ilustração
Comentários