Alunos da Escola Municipal Manoel Leandro Pereira vivem um dia de ELEIÇÕES NA ESCOLA ? Da teoria à prática

Educação

por Claudiana de Souza ? Coordenadora Pedagógica

As eleições aconteceram em todo o país no primeiro domingo de outubro (07/10/2012),, e mais uma vez, fomos às urnas exercer o nosso direito cívico de eleger nossos representantes municipais. Neste ano de 2012 e elegemos nossos representantes municipais, ou seja, o Prefeito, o Vice-prefeito e os Vereadores para o mandato de 04 (quatro) anos.

Nesse clima de eleições, a turma do 2º ano das séries iniciais do ensino fundamental sob a orientação da professora Maria Luciene, organizou uma eleição na escola na última sexta-feira dia 06/10/2012, com o objetivo de praticar os conceitos de cidadania e democracia em sala de aula propondo a seus colegas que elejam os seus representantes de classe.

Séries envolvidas:
- Educação Infantil;
- 1º, 2º e 3º anos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

OBJETIVO GERAL: Praticar os conceitos de cidadania e democracia em sala de aula propondo a seus colegas que elejam os seus representantes de classe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar as características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
Levar a criança a compreender a cidadania como participação social e política e exercitar e desenvolver essa cidadania.
Levar os alunos a compreender seus direitos, deveres e obrigações;
Compreender a importância dos compromissos assumidos em uma eleição pelos candidatos dos cargos em disputa.
Aperfeiçoar a leitura e escrita dos alunos a partir da lista com os nomes de cada turma;
Aperfeiçoar o raciocínio lógico matemático (contando o nº de votantes e não votantes);


De acordo com a Coordenadora Pedagógica Claudiana de Souza ?o momento favorece bastante o trabalho com questões ligadas à cidadania, à democracia e à responsabilidade social, uma vez que o principal objetivo é fazer com que a criança compreenda o sentido dos conceitos cidadania e democracia e exercite esse papel em sua própria sala de aula, na escola e na vida em sociedade. É uma atividade importante para a criança apreender sobre eleições partindo do concreto, ou seja, representando os seus colegas e sendo representadas por eles, as crianças percebem que a função dos políticos é uma função social delegada a eles, que devem exercê-la em favor daqueles que ele representa,", explica.

Metodologia:
Sob orientação das professoras os alunos foram orientados sobre o momento eleitoral que vivemos no país atualmente e para trabalhar o tema no universo escolar realizaram uma eleição para representante de classe por meio de voto direto, confeccionando os seguintes materiais por turma:
- Urnas de caixa de papelão com identificação da turma;
- Lista com nomes dos alunos por turma;
- Cédulas de votação com nomes dos candidatos a representantes de cada turma;
- Os alunos que portassem documentos com foto deveriam levar neste dia para a escola;

Os alunos do 2º ano das séries iniciais ficaram responsáveis pela organização da sala onde iria acontecer a eleição (representaram os mesários e fiscais), e organizaram tudo para receber as demais turmas organizadas em fila (Educação Infantil, 1º e 3º anos) que como cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres foram escolher seus representantes de turma, aqueles que foram orientados a defender os interesses da turma junto aos professores e gestores da escola. Entendendo assim, que no domingo dia 07 de outubro de 2012 os eleitores do nosso município, seus pais, irmãos e demais cidadãos estariam também exercendo o seu papel de cidadão escolhendo os governantes municipais ? representantes do povo por um período de 04 (quatro) anos.

Avaliação:
De acordo com as professoras envolvidas, foi um momento de grande aprendizado onde os alunos aprenderam nesta última sexta-feira que não se deve vender, trocar ou negociar o voto, além de aperfeiçoarem a leitura e raciocínio lógico matemático através das listas com nomes dos alunos (onde os mesários procuraram o nome do aluno e solicitava que este assinasse seu nome e no final contaram quantos alunos compareceram à eleição e quantos deixaram de votar, bem como os votos nulos).

?Fico feliz por mais um momento de rico aprendizado proporcionado aos nossos alunos, a iniciativa foi da professora Maria Luciene (2º ano), que teve o apoio dos gestores da escola e das demais professoras (Ângela- Ed. Infantil; Rosânia ? 1º ano e Maria Ednelma ? 3º ano). Os alunos entenderam na prática como funciona uma eleição e qual sua importância para os cidadãos. Gostaria de parabenizar a equipe pelo trabalho realizado. Parabéns professoras, pela brilhante iniciativa, enfatizou a Coord. Pedagógica Claudiana de Souza.

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