Hospital Nossa Senhora da Guia volta a realizar cirurgias pediátricas

Saúde

por Theodomiro Jr. - ASCOM - Santa Casa

Defronte ao hospital, o obstetra João Batista, o secretário de Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro; o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo; e a gestora de Unidade, Ana Cláudia Lima

Em visita à unidade, secretário de Saúde de Maceió Adeilson Loureiro se surpreende com instalações e assistência humanizada de hospital

O Hospital Nossa Senhora da Guia voltou a realizar cirurgias pediátricas após seis meses sem efetuar este tipo de procedimento, confirmou o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, após visita do secretário de Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro, à unidade.

Conforme relatou o secretário, o Estado e o município repassarão recursos por meio do programa de incentivo aos hospitais chamado Prohosp Especialidades. Tais repasses serão destinados à remuneração dos profissionais da unidade

O secretário Adeilson Loureiro se mostrou surpreso com o que viu no complexo do Hospital Nossa Senhora da Guia: ?Quando lutamos para reabrir a maternidade tínhamos a certeza de que se tratava de uma decisão importante para a população. Só não sabíamos a magnitude da qualidade das instalações e da dedicação dos funcionários que comprovamos nesta visita?, disse o secretário. ?Não há nada que se compare a essa estrutura em Maceió?, acentuou.

Visita às enfermarias

Ao percorrer as enfermarias climatizadas, o provedor Humberto Gomes de Melo e o secretário Adeilson Loureiro puderam conversar com as primeiras gestantes internadas no hospital após a reabertura. Por meio de depoimentos espontâneos, as gestantes expressaram seu sentimento em relação à unidade. ?É a melhor maternidade de Alagoas?, disse a parturiente Maria Auxiliadora, revelando um misto de agradecimento e de satisfação.

Em outro depoimento, a parturiente Eunice Silva de Oliveira dá a dimensão da importância da unidade para as gestantes. Ela, que teve seu primeiro filho na maternidade, se mostrou apreensiva em ver chegar a hora do parto e observar que o hospital permanecia fechado. ?Hoje sinto-me feliz por estar aqui?, disse Eunice.



Agradecimento público

Em todas as enfermarias, o provedor Humberto Gomes fez questão de citar e agradecer publicamente a atuação do secretário Adeilson Loureiro no trabalho de reabertura do Hospital Nossa Senhora da Guia.

?Graças à sensibilidade do secretário Adeilson Loureiro e seu interesse em priorizar a qualidade e não apenas o número de leitos em Maceió foi possível reativarmos o hospital?, disse o executivo, destacando o papel do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, a quem agradecerá pessoalmente na visita que o gestor público realizará em breve à unidade.

?O Hospital Nossa Senhora da Guia é a concretização de um sonho antigo, que era manter uma unidade materno-infantil para os pacientes do Sistema Único de Saúde com a qualidade diferenciada que o cidadão alagoano merece?, arrematou Humberto Gomes de Melo.

Com o incentivo dos gestores públicos serão retomadas as cirurgias pediátricas e o projeto Jacintinho, iniciativa que visa reduzir os índices de mortalidade infantil no referido bairro por meio da ampliação das consultas de pré-natal.

Durante a semana, coube ao coordenador médico do Hospital Nossa Senhora da Guia, o cirurgião Luciano Agra, a missão de articular a equipe de cirurgiões e anestesistas para o reinício das atividades.

Conforme relata o próprio Luciano Agra, nada menos que 800 crianças deixaram de se submeter às cirurgias durante os seis meses de hiato no atendimento.

Considerando que o Hospital Nossa Senhora da Guia realizou no ano passado 2.397 cirurgias pediátricas, pode-se ter a ideia do prejuízo que a suspensão das cirurgias impactou na população.

Comentários