Codevasf participa de sessão pública do Programa Água para Todos em Estrela de Alagoas

Geral

por Bruno Santos - ASCOM - CODEVASF

Seesão pública na Câmara de Estrela de Alagoas discutiu o Água para Todos

O município de Estrela de Alagoas (AL) realizou no último dia 15 de março uma sessão pública para avaliação do andamento do Programa Água para Todos executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores do município e contou com a participação de representantes da prefeitura municipal, do Comitê Gestor Municipal do Água para Todos no município e de representantes das Comissões Comunitárias do programa nos povoados atendidos pelo Água para Todos e população em geral.

Segundo Eduardo Motta, coordenador regional do Água para Todos na Codevasf em Alagoas, durante a sessão pública, a equipe do programa fez uma prestação de contas às organizações da sociedade civil do município em relação à forma que está sendo conduzida a iniciativa e acerca do nível de participação comunitária, que, segundo ele, tem servido de exemplo em nível nacional. ?A equipe do programa também destacou as metas já atingidas, que resultaram no benefício de 800 cisternas instaladas e, consequentemente, a mesma quantidade de famílias capacitadas em gestão da água, como parte de um verdadeiro mutirão realizado pelas entidades parceiras no programa?, declarou.

Para a presidente da Câmara de Vereadores de Estrela de Alagoas, Elza Maria da Silva, as explicações detalhadas apresentadas pelo coordenador regional do Programa Água para Todos, Eduardo Motta, e pelo coordenador do contrato para a instalação de cisternas em Alagoas, Geraldo Mota, foram muito esclarecedoras. ?A atuação da Codevasf no programa Água para Todos em nosso município demonstra que a Codevasf possui bastante agilidade e competência, o que tem conquistado grande credibilidade junto à lideranças municipais?, afirmou a vereadora.
A Codevasf tem como meta atingir cerca de duas mil cisternas a serem instaladas somente em Estrela de Alagoas como estratégia para universalizar o acesso a água para a população difusa do município.

Em Alagoas, o Programa Água para Todos devem instalar 7.429 cisternas de polietileno em sete municípios na primeira etapa, referente as metas contratadas em 2011: Estrela de Alagoas, Craíbas, Delmiro Gouveia, Traipu, Belo Monte, Arapiraca e Piranhas. Em todos os municípios, os membros dos Comitês Gestores Municipais, das comissões comunitárias e os beneficiários do programa passarão por capacitações sobre gerenciamento e acerca da gestão da água.

Comentários