A Polícia Militar de Alagoas apresentou na manhã de terça-feira (14) o plano operacional para o carnaval na capital e no interior do Estado durante coletiva realizada no auditório da Secretaria de Defesa Social. Ao todo, a PM disponibilizará cerca de 6 mil e 500 policiais durante os quatro dias de festa. Somente na capital e região metropolitana serão 1.034 policiais empregados diariamente já a partir de sexta-feira, dia 17, até a quarta-feira de cinzas.
?Todo o planejamento foi feito para atender a demanda nos locais de folia. A intenção, como em todos os anos, é proporcionar um carnaval de paz e segurança para as famílias que vão brincar de forma tranquila esta que é uma das principais festas do calendário brasileiro?, ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva.

De acordo com o CPC, além da Praça Moleque Namorador, do Pontal da Barra e outros bairros de Maceió onde acontece os tradicionais desfiles de blocos, o reforço da PM estará nos municípios onde o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente devido aos shows artísticos. São eles: Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Rio Largo, Barra de Santo Antônio e Paripueira.
Para facilitar o emprego do efetivo, o Comando da Capital dividiu o policiamento nestas cidades em quatro grandes regiões. Destaque para Paipueira (Região III ? Zona Norte) e Barra de São Miguel (Região !V ? Zona Sul), onde são realizados os maiores carnavais do Estado. Diariamente, a cidade do litoral sul receberá o reforço de 83 policiais, 13 viaturas, duas motocicletas e sete conjuntos da Regimento de Polícia Montada ? Cavalaria. Já em Paripueira, o reforço diário é de 70 policiais militares, além de dez viaturas e seis conjuntos da Cavalaria.
Em Pilar e Marechal Deodoro, a atenção estará voltada mais pelo dia já que ficou ajustado com a prefeitura que os shows e a passagem de blocos se estenderá até no máximo às 20h em Pilar e 22h, em Marechal. ?Apesar deste acordo, o CPC assegurou que o policiamento continuará sendo realizado após o fim dos eventos.
Já nos outros municípios do interior de Alagoas, o policiamento compreenderá pontos onde, historicamente, o carnaval leva uma grande quantidade de foliões. Dentre as cidades, estão: Coruripe, Penedo, Traipú, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Atalaia, Viçosa, Maragogi, União dos Palmares, Muricí e Joaquim Gomes. Nestes locais, o efetivo será de pouco mais de 2 mil e 300 policiais.
O embarque da tropa para o interior será às 6h30 desta sexta-feira, dia 17, no pátio interno do Quartel do Comando Geral da PM, Centro. Durante os quatro dias outras frações viajarão para os municípios mais próximos e que fazem parte do Comando de Policiamento da Capital. O retorno da tropa está previsto para a próxima quarta-feira, dia 22.
Estiveram presentes ainda na apresentação do plano operacional do carnaval o subcomandante da PM, coronel Dimas Barros, o comandante de Área do Interior III, coronel Luiz Carlos, os comandantes de Área do Interior I, II, tenentes-coronéis Neuton Bóia e Marcos Antônio, o comandante de Policiamento do Interior, tenente-coronel Valdeir Barbosa, além de oficiais que estarão na coordenação do policiamento nos locais de folia.
Comentários