Santana do Ipanema está sediando nesta terça-feira a I Conferencia Territorial da Assistência Técnica e Extensão Rural do Médio Sertão
O evento aconteceu no Tênis Club Santanense e contou com a participação de representantes do municípios que compõem o Médio Sertão Alagoano que são Santana do Ipanema, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira
A conferencia foi aberta com a formação da mesa diretora composta pela Prefeita Renilde Bulhões, Valdivan Raimundo (MDA), Professora Sandra Lira (UFAL), Edivilton Alves - Pingo (FETAG), Miguel Oliveira (Seagri), Francisco Pereira (Secretário Municipal de Agricultura de São José da Tapera e representante dos demais secretários), Verônica Santos (líder jovem representando a juventude do território) Jorge Santana ( Secretário Municipal de Agricultura de Santana do Ipanema e Coordenador da conferência), Ana Bela (INCRA), Albani Vieira (CDECMA, ASA-AL - e representante das ONG´s).
Na oportunidade foi citada as presenças do Professor Fábio (representante da UNEAL), Álvaro e Bira (representantes do BNB), professor Aciole (Diretor do Campus do IFAL em Santana do Ipanema), Selma Campos (gerente do INSS Agência Santana do Ipanema) e Miguel Caetano (representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Ipanema)
A prefeita Renilde Bulhões abriu a conferência e destacou a importância do homem do campo. ?Tenho uma estima muito grande pelo homem do campo pois é dele que dependemos de tudo em especial agricultura familiar ?- ressaltou a prefeita de Santana do Ipanema que também enfatizou a importância da troca de experiências entre os municípios do território do Médio Sertão Alagoano.
Também usaram da palavra Miguel Oliveira (SEAGRI), Edivilton Alves (FETAG) Jorge Santana (Secretário Municipal de Agricultura de Santana do Ipanema e coordenador do colegiado do Médio Sertão Alagoano), Francisco Pereira (representando os demais secretários municipais de Agricultura), Ana Bela (INCRA). Albani Vieira (representante das ONG's) e Verônica Santos (Juventude do Médio Sertão)
Encerrou os pronunciamentos Valdivan Raimundo, inicialmente falou da maratona de conferências que estão sendo realizadas em todas as regiões do estado de Alagoas. Destacou a importância da reativação da EMATER e o esforço do Governo do Estado em restruturação do órgão. Na sua fala o representante do MDA discorreu sobre as ações feitas e a realizar pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e concluiu dizendo que este é o momento para a apresentação das reivindicações e apontar soluções para a efetivação da Assistência Técnica e Extensão rural na região.
Na sequencia aconteceu a apresentação do documento base da conferencia feita pela Professora Sandra Lira.
Após a apresentação da professora Sandra Lira os grupos foram formados para a discussão dos eixos temáticos com as seguintes abordagens:
Eixo 1 - Ater e Desenvolvimento Rural Sustentável,
Eixo 2 - Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a redução das desigualdades.
Eixo 3 - Ater e Políticas Públicas.
Eixo 4 - Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater.
Eixo 5 - Metodologia e abordagens de Extensão Rural.
Após esses momentos aconteceu o almoço e no período da tarde a programação segue com a Eleição dos Delegados em grupos por segmentos, Plenária com a apresentação dos grupos de estudos e dos delegados eleitos e votação dos pontos divergentes.
Santana do Ipanema sedia a I Conferência territorial da ATER
Agriculturapor José Malta Neto 14/02/2012 - 13h 10min José Malta Neto
Prefeita Renilde Bulhões abrindo a Conferência
Comentários