Adolescentes do Projovem participam de palestra sobre emprego em Olho dÁgua das Flores

Assistência Social

ASCOM / Olho d'Água das Flores

Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do Projovem Adolescente. Pensando nisso, os orientadores dos coletivos (zonas rural e urbana) preparam uma palestra com 80 alunos do programa com o objetivo de apresentar as atividades atribuídas ao mercado de trabalho e tirar dúvidas.
A ação foi ministrada pelo Presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema, Josinaldo Soares, e teve como tema Meu Primeiro Emprego.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Ana Claudia Carvalho, aproximadamente 30% dos jovens, antes mesmo do encerramento do Programa, já estão atuantes no mercado de trabalho e outros já estão aptos a entrar nele.
O Projovem Adolescente é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos e tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.
Em Olho d?Água das Flores o Projovem acontece desde 2008 e já capacitou cerca de 350 Adolescentes.

Comentários