Pane deixa Detrans e entrega de declarações fora do ar

Geral

Por redação com SERPRO, Agência Brasil e Detran-AL

O Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro) foi atingido por uma nova falha na manhã desta quarta (02.03). De acordo com a assessoria da instituição o problema aconteceu devido a uma falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica, fato que deixou o seu centro de dados em São Paulo Fora do ar.

Vários serviços utilizam o sistema do SERPRO, dentre eles os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) que ficaram com seus sistemas instáveis.

O Detran de Alagoas funcionou por poucos minutos nesta quarta, segundo seu site oficial, ainda não há previsão de tempo para o retorno a normalidade.

Sistema de recebimento de declarações do IR volta a funcionar, informa Receita

Por volta de 12 horas, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que o sistema de recebimento das declarações voltou a funcionar normalmente.

Diariamente, a Receita Federal interrompe o recebimento das declarações à meia-noite, até as 5 horas do dia seguinte, para manutenção, mas, na manhã de hoje, os problemas do Serpro, em São Paulo, provocaram a suspensão do envio.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda começou ontem (1º). O total de documentos enviados chegou a 153.974, um recorde para o primeiro dia. No ano passado, a Receita recebeu 124.620 declarações no primeiro dia de envio.

SERPRO informa que os serviços já estão reestabelecidos

Segundo o site oficial do Sistema Federal de Processamento de Dados todos os serviços hospedados em seu centro de dados em São Paulo (SP) foram reestabelecidos às 12h20.

O Detran-AL no momento do fechamento desta matéria ainda não havia se pronunciado quanto ao retorno de suas operações.

Comentários