A Secretaria Municipal de Agricultura de Olho d?Água das Flores tem hoje, a equipe mais completa de todos os escritórios do nosso estado. São 04 técnicos agrícolas, 02 agrônomos, 01 veterinário, 01zootecnista, 01 assistente social, 02 auxiliares administrativos e 01 auxiliar de serviços gerais, que juntos, atenderão todas as comunidades do município, desenvolvendo um trabalho voltado ao pequeno produtor familiar, que terá a partir de agora uma assistência técnica e extensão rural mais atuante, visando uma maior produtividade e consequentemente melhores condições de vida aos produtores e seus familiares.
Além dos projetos já existentes em nosso município como a cajucultura, com as Indústrias de Castanha e Polpa, o município receberá em março recursos de R$ 283.000,00 (duzentos e oitenta e três mil reais) para a aquisição de veículos, máquinas e equipamentos, 03 tanques de resfriamento de leite com capacidade para 2.000 mil litros leite cada, para as comunidades do Sítio Mulatinha, Povoado Pedrão e Sítio Tocam da Aroeira, onde atenderá cerca de 60 agricultores produtores de leite.
O leite produzido já está com a comercialização garantida, sendo repassado para os beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e da merenda escolar, que receberão também a produção de hortaliças e a produção de galinha caipira de um projeto que está em fase de conclusão.
Agricultura em movimento
Temos já instalado e funcionando 02 tanques de resfriamento de leite, nas comunidades de Samambaia e Camaratuba com capacidade para 4.000 litros de leite cada.
Já foram distribuídas cerca de 8.000 mudas de plantas nativas com a finalidade de reflorestamento e em convênio com o DNOCS e a Secretaria de Agricultura do Estado mais de 40 mil alevinos para as barragens comunitárias.
São entregues também todos os anos em convenio com o estado 6.000 kg de sementes aos pequenos agricultores.
Foram entregues ainda dos programas Alagoas Mais Leite e Alagoas Mais Ovinos, 40 conjuntos forrageiros para os produtores dos Sítios Samambaia e Camaratuba, 02 botijões de sêmens com 500 doses cada, com a finalidade do melhoramento genético da região, 375 ovelhas e 06 reprodutores P.O (Puro de Origem) da raça Santa Inês para 25 produtores, 120 plantadeiras de feijão e 12 arados, 10.850 litros de leite por mês a famílias carentes de nosso município. Ainda em convênio com o Estado foi assinado o convênio para a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura, que beneficiará 06 Instituições filantrópicas de nosso município, onde serão fornecidas semanalmente cerca de três toneladas de alimentos que serão produzidos em nosso município através dos produtores da agricultura familiar.
Segundo o Secretário de Agricultura Silvan Farias, tudo será devidamente acompanhado. ?Todos esses programas serão acompanhados pelos nossos técnicos que darão todo o suporte para o desenvolvimento e andamento de forma correta, dando assistência e orientando em todas as fases de implantação e andamento desses projetos?, disse.
Comentários