Palmeira dos Índios recebe tanques de armazenamento e resfriamento de leite

Política

Adalberto Custódio

Na manhã desta quinta-feira (27), chegaram em Palmeira dos Índios dez tanques para armazenamento e refrigeração de leite. O município foi o primeiro do Brasil a ser contemplado com os tanques, onde, cada um deles deverá beneficiar de 40 a 70 famílias de pequenos produtores de leite do município e região.

Os tanques foram adquiridos através de uma parceria junto ao Ministério das Minas e Energia, através do programa Luz para Todos. Palmeira dos Índios também passa a ser a primeira cidade do Brasil a estar totalmente dentro das exigências da Instrução Normativa 51 (IN 51) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Cada tanque tem capacidade para armazenar e refrigerar 2 mil litros de leite por dia. Com a instalação desses equipamentos, o produtor pode realizar duas ordenhas por dia, ao invés de apenas uma. Outro fator positivo é a não necessidade da utilização de conservantes químicos no leite, a exemplo de soda cáustica e perox. Isso resultará no aumento da produção na qualidade do leite fornecido para empresas da terra como a Vale Dourado e Bona Sorte.

Os tanques foram recepcionados com entusiasmo pelo prefeito James Ribeiro, que estava acompanhado dos secretários municipais Luciano Monteiro (Agricultura) e Antônio Fonseca (Articulação Polícia), além do presidente da Federação das Associações Comunitárias de Palmeira dos Índios (Facompi), Manoel Barbosa Silva, e o técnico da Carpil, Adriano Henrique.

Os tanques deverão ser entregues nos próximos dias as seguintes comunidades da zona rural: Serra da Boa Vista, Poço da Onça, Olho D'água do Bonifácio, Xexéu de Baixo, Laje do Caldeirão, Riacho Santo, Serra das Pias, Assentamento Unidos pela Terra, Alto Vermelho Velho e Lagoa do Rancho. As comunidades contempladas foram escolhidas, obedecendo orientação de técnicos agrícolas e agrônomos, que fizeram um estudo detalhado das carências e volume de produção leiteira de cada comunidade.

Por sua vez, o prefeito James Ribeiro reafirmou o compromisso com a agricultura local e prometeu empenho para conseguir mais tanques para o armazenamento de leite. Atualmente, Palmeira dos Índios processa cerca de 400 mil litros de leite/dia, através de  Indústrias como Vale Dourado e Bona Sorte. Essa demanda de leite beneficiado faz da cidade a maior beneficiadora de leite no Nordeste.

Comentários