A marca Flor de Mandacaru, do Núcleo de Confecções de Santana do Ipanema, com o apoio da Prefeitura Municipal e da prefeita Renilde Bulhões, levou à passarela Santanense o bordado, drapeados e a Renda Elba, confeccionados pelo núcleo de Rendeiras e Bordadeiras ( RENDA?S SANTANA) do CRAS.
As peças com cores da estação aparecem curtas e justas ao corpo de nossas modelos e manequins para enfrentar o calor do sertão.
Os verdes e tons queimados são uma referência ao sol sertanejo.
A Flor do mandacaru, que floresce uma vez ao ano e dura apenas uma noite, esteve presente durante todos os momentos do desfile: como broche, em crochê ou acessório de cabelo.
Parabéns ao núcleo de confecções: MILTA, SANTANINHA, EDJANE, ELENICE, ORENE e demais integrantes que estão fazendo o diferencial da marca alagoana.
Brilharam na passarela as modelos Rayane R. dos Santos; Joyce Souza; Daniela Ferreira Ramalho; Tâmara Souza; Isabel Ferreira (Rainha da Juventude 2010); Evelyn Tamra S. Araujo; Morgana de Lima; Geusy Rocha Maytter S Martins Gomes; Rayza Wanderley (Miss Santana 2009). O desfile foi organizado por Edilson Barbosa.
Agradecimentos aos parceiros: O Boticário, Loja Aroma?s e Gil Cabeleireira, SPA e Salão Bella Donna - Neide, Acessórios e Calçados Loja Maria João.
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Marca Flor do Mandacaru encanta no desfile da 1ª Feira do empreendedor em Santana
Moda & Belezapor Redação com Jeane Vilarins 29/11/2010 - 10h 00min Reginaldo Soares (PMSI)
HISTÓRICO DA MARCA FLOR DO MANCACARU
A flor de inspiração
Com referências na simplicidade das formas e usado tecidos tradicionais, a Flor do Mandacaru se firma como tendência de moda, do Sertão de Alagoas para o Brasil.
Em 2010, Santana do Ipanema divide com a cidade de Maceió o centro das atenções da produção de Moda em Alagoas. Incrustada no Sertão alagoano, desde 2007, o município integra a cadeia produtiva têxtil e de confecções do Projeto Moda Alagoas, uma iniciativa de geração de emprego e renda e de desenvolvimento econômico da região, que envolve o Governo de Alagoas, a Prefeitura de Maceió, Federação da Indústria do Estado, SEBRAE/AL e SENAI. Além da sua localização estratégica, Santana do Ipanema foi escolhido como referência, graças também à iniciativa de um grupo de costureiras da região, que idealizaram e colocaram para funcionar um projeto de cooperativismo na área de produção, de capacitações técnicas, de gestão e design de moda. A marca Flor do Mandacaru.
A Flor do Mandacaru, a marca, é o resultado de investimentos de recursos públicos e de capacitação na indústria têxtil do estado. Outros municípios estão envolvidos nesse processo, como Viçosa, Palmeira dos Índios e União dos Palmares. A ideia é transformar essa região num pólo de confecção. No entanto, a Flor do Mandacaru é mais que isso. Maria Duarte, professora por vocação e costureira nas outras horas do dia, explicou a nossa reportagem que o grupo buscou inspiração no meio ambiente, o Sertão, para tomar a iniciativa.
?É uma homenagem ao famoso cacto (referindo-se ao Mandacaru, ou Cereus jamacaru) que resiste as secas e estiagens, e que em outras décadas alimentou o gado leiteiro. Esta flor, além de ser rara em ambientes urbanos, só desabrocha à noite. Durante o dia é fechada em botões e tem um doce perfume?. Ela disse ainda que a decisão por optar pelo nome Flor do Mandacaru, segundo elas, revela o que são e como devem ser sempre. Mas, contar apenas com a criatividade para ser independente não é suficiente. ?Faltam mais investimentos para a gente trabalhar?, reclamou a costureira.
O sucesso da marca Flor do Mandacaru tem como referência o princípio do associativismo, um movimento de vanguarda que surge entre empreendedores, e que percebem que, ao unir forças podem competir em melhores condições, não importa o segmento do negócio.
Força de vontade
Apesar do pouco tempo de existência, a Flor do Mandacaru já se impôs no mercado local. A marca lançou duas coleções com êxito, segundo a crítica especializada. A primeira coleção (À Flor da Pele) foi apresentada durante o Dia da Moda Alagoas (2008). No ano seguinte, ela retornaria às passarelas do projeto do SEBRAE e também do Maceió Fashion Week , com coleção Flor do Oriente.
Cristiane Souza, Consultora SEBRAE, ao lado da designer Rose Prado, acompanha o projeto Flor do Mandacaru e prever tempos promissores para o empreendimento. ?Já realizam compras em conjunto em Caruaru e Arapiraca e fornecedores para compra de matéria ? prima. Recentemente adquiriram acesso a crédito através do Banco do Nordeste - Cred amigo?, demonstrou a consultora. ?O grupo Flor do Mandacaru tem uma grande força de vontade e com apoio dos parceiros promete surpreender ainda mais?, acrescentou.
O apoio da prefeitura local tem sido essencial para a consolidação e sustentação do grupo. Para tanto, a gestão municipal disponibilizou uma Oficina de Costura, um espaço de criação e confecção dos produtos de moda. As costureiras Milta Vieira e Maria Duarte ainda dispõem de outro espaço complementar a Oficina que utiliza para reuniões, cursos, produção e criação. Milta e Santaninha (outra das costureiras), segundo Cristina Souza, acabam de aderir ao MEI (Empreendedor Individual), o que vai permitir facilidades de acesso a mercado. ?Isso ajuda a madurecer a convivência e motiva a inspiração e criações de novas peças?, sugeriu a consultora.
Sensibilidade
Segundo Maria Duarte, a coleção 2010 vem arrebentando. Ainda não tem nome definido, no entanto, Duarte adiantou que buscaram inspiração na capacidade criativa do povo da região, expressa através de manifestações culturais e eventos religiosos. As peças, em popeline e/ou tricoline, vão apostar numa paleta de cores variadas, mas sem desprezar o verde escuro, marca registrada da Flor do Mandacaru. ?A gente se inspira no gosto popular?, justificou a empreendedora.
O grupo de costureiras sertanejas está vivendo uma nova realidade, mais voltadas às questões sociais. Mais amadurecidas, começam abrir possibilidade de geração de renda para ex-alunas do programa Pró-Jovem do município por meio da terceirização. O Pró-Jovem é uma ação do governo Federal que oferece elevação de escolaridade, qualificação profissional e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse do público.
Promovendo esse diálogo entre a força criativa do povo sertanejo, a potencialidade da região e o empreendedorismo, a marca Flor do Mandacaru está fazendo a diferença, numa região que desde sempre vem sendo esquecida pelos planos de desenvolvimento econômico para o Brasil. Mas, as coisas estão começando a tomar outros rumos.
(Com informações da Carteira da Indústria do SEBRAE/AL. 2010)
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