Palestra faz parte das comemorações do Dia dos Pais
Hoje, 4, haverá palestra sobre Câncer de Próstata, Vias Urinárias e Doenças Sexualmente Transmissíveis, com o médico perito do INSS, William Rogério de Melo Monteiro, às 10h, no andar R do edifício sede da Gerência Executiva do INSS em Maceió. O evento é dirigido aos servidores e faz parte da semana de atividades em comemoração ao Dia dos Pais, promovida pela Seção de Recursos Humanos.
William Rogério vai abordar a despreocupação masculina com a saúde, evitando visitas periódicas nos consultórios médicos, principalmente para prevenir o câncer de próstata. A prevenção da doença pode ser feita através de atividades físicas, consultas regulares ao médico, alimentação saudável e a não ingestão de álcool e nicotina (cigarro).
De acordo com a programação da semana, amanhã, 5, e na sexta-feira, 6, haverá atividades promovidas pela GEAP, como verificação de pressão arterial e glicemia, entre 9h e 16h. Também na sexta-feira, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social vai oferecer um café da manhã, a partir das 9h. Todas as atividades ocorrem no edifício sede da Gerência Maceió. Na próxima semana, será disponibilizada limpeza de pele nas agências da capital e no edifício sede, das 9h às 17h: Ary Pitombo, na terça-feira; Monte Máquinas, na quarta; edifício sede, na quinta e Jatiúca, na sexta-feira.
O câncer de próstata se desenvolve principalmente em homens com idade superior a 50 anos ou naqueles que possuem casos da doença na família. Para detectar o tumor a pessoa deve se submeter ao exame de toque retal e PSA, dosagem do antígeno prostático específico. Esses exames também identificam outros problemas na região da próstata.
Os sintomas são: dor lombar, fluxo urinário lento, obstrução urinária, sangramento uretral, perda de peso, anemia, ínguas no pescoço. Na maioria dos casos os sintomas aparecem tardiamente, quando a possibilidade para cura é remota. Por isso é fundamental fazer a prevenção e avaliação médica para o diagnóstico precoce, onde a possibilidade de cura pode chegar até 85% dos casos.
Sem considerar os tumores de pele, o câncer de próstata é o mais frequente em todas as regiões do Brasil. A estimativa do Ministério da Saúde é de que, até o final deste ano, sejam descobertos mais de 52 mil casos de câncer de próstata no país. Em 2008, foram registradas quase 12 mil mortes em conseqüência da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são homens. A expectativa de vida masculina, conforme dados do IBGE, é 7,6 anos abaixo da média das mulheres.
Comentários